A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba promoveu, nesta segunda-feira (18), uma palestra sobre saúde bucal voltada às pessoas em situação de rua.
A atividade foi realizada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
Durante o encontro, a cirurgiã dentista Marina Araújo Cavinatti, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Amélia, passou orientações práticas sobre a importância da escovação correta e prevenção do câncer bucal. Também foram entregues kits de higiene contendo escova e creme dental.
A cirurgiã dentista falou ainda sobre os serviços odontológicos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como agendamentos para tratamento de limpeza, restauração e remoção de cáries, os horários de atendimento nas UBSs e os encaminhamentos existentes para próteses, canal e periodontia.
PROGRAMAÇÃO
A iniciativa integra a programação da Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua, que seguem até quinta-feira (21) no Centro POP. O objetivo é dar visibilidade à realidade enfrentada por este segmento da sociedade e promover a inclusão social, por meio de ações de saúde e cidadania.
Nesta terça-feira (19), a Defensoria Pública fará um mutirão de atendimento. Na quarta-feira (20), haverá uma intervenção cênico-musical com a Cia Nuvem & Feijão. Encerrando a semana, a equipe do Consultório na Rua fará uma roda de conversa. Todas as ações serão a partir das 8h.
CENSO POP-RUA
De acordo com o último Censo POP-RUA (2024-2025), realizado pela Secretaria de Assistência Social, foram identificadas 105 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Araçatuba. Atualmente, o Centro POP atende entre 30 e 40 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O órgão oferece atendimento técnico especializado com assistentes sociais e psicólogas, café da manhã, lavanderia, local para banho e higiene pessoal, além de encaminhamento para serviços especializados, buscando a reinserção social e garantia de direitos.