A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está executando obras em dois importantes espaços culturais, tombados como Patrimônio Histórico do Município pela lei 3.839/1992: a Casa do Engenheiro Chefe e a Casa de Cultura Professor Adelino Brandão.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, as obras visam à valorização dos patrimônios históricos, que são referências culturais para a cidade. “Esses espaços são símbolos da nossa memória e identidade. Com as obras, estamos preservando a história e, ao mesmo tempo, investindo para ampliar a formação cultural à população”, afirmou.
CASA DO ENGENHEIRO
Na antiga casa do engenheiro-chefe da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), atual sede do Museu Marechal Cândido Rondon, no Centro da cidade, estão sendo realizadas obras de restauro. A proposta é recuperar as características originais do prédio histórico.
As intervenções incluem substituição do telhado, recuperação das esquadrias danificadas, dos pisos e do forro de madeira, além de prospecção para identificar as cores originais do imóvel para a pintura. Haverá ainda restauração de elementos artísticos, acessibilidade e melhorias na área externa.
Serão investidos na obra cerca de R$ 2 milhões, com recursos federais provenientes do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto é realizado pelo escritório Kruchin Arquitetura, com previsão de término em dezembro de 2026.
Todo o projeto de restauro foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A Casa do Engenheiro Chefe é também tombada na esfera estadual pelo mesmo conselho.
CASA DE CULTURA
Já a Casa de Cultura está passando por uma obra de manutenção. Estão sendo feitos reparos na estrutura do telhado, com impermeabilização da laje, troca de madeiramento e telhas quebradas e instalação de manta térmica para evitar novas infiltrações no prédio.
O projeto inclui ainda troca do piso de alguns ambientes, modernização das instalações elétricas e pintura geral. O objetivo é preservar o patrimônio histórico e ampliar as atividades culturais oferecidas no local, incluindo a retomada das oficinas artísticas e do Projeto Guri.
Com investimento de R$ 1.099 milhão, proveniente de recursos próprios do município, a empresa responsável pela execução dos serviços é a Gomes & Bezes Engenharia Ltda., vencedora da licitação. O prazo estimado para a conclusão da obra é de dez meses.
A Casa de Cultura Professor Adelino Brandão fica na Rua Anita Garibaldi, 75, no Centro, e integra um dos principais polos culturais de Araçatuba, ao lado do Teatro Municipal Castro Alves e do Museu Araçatubense de Artes Plásticas (Maap). O prédio também abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura.