Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Araçatuba produziram, em junho, o “Caderno de Memórias”. O objetivo foi preservar e valorizar as memórias individuais e coletivas, promover a inclusão e diálogos intergeracionais, além do estímulo à escrita.
A atividade sociocultural foi desenvolvida em parceria com a produtora Peixe Persa Produções, sendo financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A iniciativa contou com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura.
ESTIMULADOS
A coordenadora do CCI, Aretusa de Paula Rodrigues Exaltação, explicou que os idosos participaram de quatro oficinas e foram estimulados a documentar suas histórias, hábitos e valores, por meio da criação de um diário. Foram utilizados, como técnicas, colagens e escritas criativas.
“O projeto Caderno de Memórias atende alguns dos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são: contribuir para o envelhecimento saudável e ativo, o desenvolvimento da autonomia e a sociabilidade, e o fortalecimento dos vínculos comunitários”, ressaltou.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA
Cerca de 40 idosos são atendidos pelo CCI. Na unidade socioassistencial, que fica na rua José Guerra, 210, no Bairro Jardim Moreira, eles participam de atividades e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, educador social e facilitador de oficinas.