Fundo Social entrega 300 kits de enxoval a gestantes

Publicado em 04 de Agosto de 2021 às 17:02 Fundo Social entrega 300 kits de enxoval a gestantes

Na manhã desta quarta-feira (4), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba entregou kits de enxoval a gestantes, em ação simbólica para informar a doação anual a mulheres referenciadas pelos CRAS, que chega a 300 unidades em 2021. A entrega reduzida, em razão dos protocolos de distanciamento e contra aglomerações para evitar a covid-19, contou com a presença de 12 gestantes e mães de recém-nascidos, às quais foram explanadas as razões da entrega em modo especial e a composição do kit, que contém 30 itens de necessidade aos primeiros meses de vida da criança. Deomerce Damasceno, primeira-dama de Araçatuba e presidente do Conselho Deliberativo do FSS, esclarece que esta ação, que também tem cunho informativo, acontece apenas uma vez neste ano em virtude da pandemia, mas que a distribuição já vem sendo realizada, de maneira desconcentrada, à medida que as mulheres cadastradas na Assistência Social municipal apresentam-se nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), bem como algumas eventuais que procuram o Fundo Social, em condições a terem direito ao kit enxoval. As gestantes e mães tiveram um momento de comunicação com o Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a vice-prefeita Edna Flor, também secretária de Participação Cidadã; do vereador Antônio Edwaldo Dunga da Costa, representando o Poder Legislativo local; os secretários municipais Arnaldo Vieira Filho (Governo), Suzeli Denys de Oliveira (Assistência Social), e do presidente do FSS, Jorginho Cinti. Joice Fernanda dos Santos, moradora do bairro Claudionor Cinti, aos 9 meses de gravidez, diz-se muito feliz por ter recebido o enxoval. “Parei de trabalhar por causa da pandemia e de complicações na gravidez. Este kit vai me ajudar muito”. Jennifer Joelma Bruno da Silva, do bairro Jardim Atlântico, aos 8 meses, descreve sua sensação de gratidão. “Não imaginei que fosse tão bonito assim e, em meio a tanta dificuldade que todo brasileiro está passando, tem uma luz no fim do túnel”.

Cada kit de enxoval é composto por 1 banheira; 2 babadores; 1 bico para mamadeira; 3 bodies gola americana; 1 bolsa maternidade; 1chupea; 1 cobertor de acrílico; 1 cueiro; 1 edredom; 1 escova para lavar mamadeira; fralda de boca com 3 unidades; fralda de pano com 5 unidades; 27 fraldas descartáveis; 1 fronha, 1 haste flexível, 1 escova para cabelo; 1 kit co touca sapato e luva; 1 lenço umedecido; 1 lençol para berço; 1 macacão manga-longa; 2 macacões recém-nascidos; 1 mamadeira de chá; 1 mamadeira; 1 manta; mijão para bebê; 1 mosquiteiro; 2 sabonetes; 1 termômetro; 1 toalha com capuz e 1 travesseiro. O Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba funciona na rua Abramo Gon, 190, no bairro Nossa Senhora Aparecida, e atende pelo telefone (18) 3607-6685.