Começa nesta quinta-feira (28) a 10ª edição do Festival de Música Instrumental de Araçatuba (MIA). A programação, que segue até sábado (30), contará com 20 atividades totalmente gratuitas, levando música de qualidade para todos os públicos, em diferentes palcos do município.
Um dos destaques do primeiro dia do festival é o recital com a pianista Eudóxia de Barros, importante figura da música de concerto do Brasil. Ela interpretará obras dos compositores eruditos Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu, além de composições que integram a sua consagrada trajetória artística.
O evento reúne ainda artistas locais e convidados renomados da música instrumental brasileira, como Alegre Corrêa, Fernando Barbosa, Fabiano Golin e André Siqueira, entre outros. O objetivo é valorizar a diversidade de estilos musicais e proporcionar uma experiência única e imersiva à população.
O MIA é promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e Sesc Birigui.
ABERTURA
O festival começa às 9h com a Banda Municipal Bruno Zago, que fará uma apresentação exclusiva na Praça São João. Mais tarde, a partir das 19h, o Teatro Castro Alves recebe show com os músicos Fabiano Golin e Sérgio Rosa (guitarra e gaita), seguida pela cerimônia de abertura oficial do MIA 2025.
Na sequência, às 20h, haverá o recital com Eudóxia de Barros, dona de um extenso e premiado currículo e ocupante da cadeira 14 da Academia Brasileira de Música, desde 1989. Ao longo da apresentação, a musicista apresenta breves contextos sobre as peças, promovendo um diálogo com o público.
Fechando a programação do primeiro dia do festival, a corporação musical da Associação de Artes e Música de Araçatuba (Fama) fará um cortejo pela Rua Cussy de Almeida Júnior, a partir das 20h, com início em frente ao número 1.855 (Bar Colli) e final no número 2.088 (Quintal Cultural).
VALORIZAÇÃO MUSICAL
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, destaca que o evento já faz parte da identidade cultural de Araçatuba e ressalta o significado especial desta edição. “Vamos celebrar dez anos de história deste festival, que se tornou uma verdadeira homenagem à música instrumental”, afirma.
“Como todas as ações que realizamos, nosso objetivo é valorizar ainda mais os músicos da cidade e fortalecer a nossa diversidade musical. A programação está especial e foi pensada com muito carinho, reunindo talentos locais e artistas de reconhecimento nacional, em um encontro de gerações de músicos”, completa.