Festival terá a participação especial do renomado Mestre Chacon, referência no maracatu de baque virado no Brasil e no mundo
Nos dias 21 e 22 de novembro, Araçatuba será tomada pelo ritmo pulsante, pela memória ancestral e pela força cultural do maracatu, com a realização do Festival Abariká Biowê. A atração integra a programação cultural de aniversário da cidade, que no dia 2 de dezembro comemora 117 anos.
Serão dois dias com shows de músicos de Araçatuba e outras regiões, cortejo de maracatu pelo calçadão da cidade, rodas de conversa, apresentações de grupos tradicionais, ciranda, vivências e a participação especial do renomado Mestre Chacon, referência no maracatu de baque virado no Brasil e no mundo. As atrações são gratuitas e para todos os públicos.
O Festival Abariká Biowê é realizado pelo Maracatu Orum Odoya, hoje reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Governo Federal, Cultura Viva e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.
O evento ocupará dois importantes espaços culturais da cidade: o Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues e o Centro Cultural Associata. Ambos os locais receberão atividades que unem arte popular, história, cultura e comunidade.
SETE ANOS DE HISTÓRIA
Conforme a fundadora do Maracatu Orum Odoya, Aline Benitez, o evento celebra a trajetória dos sete anos do grupo, que se tornou um dos principais agentes da cultura popular da matriz africana, sendo o primeiro grupo de maracatu na região.
“Aos 7 anos, a gente chega em terra firme para caminhar carregando todos os ensinamentos que Orumilá nos deu a cada vivência. Passamos a viver nosso destino, certos da proteção de nossos ancestrais e seguimos celebrando a vida com toda a alegria que os povos da matriz africana nos ensinaram”, disse.
Veja, abaixo, a programação completa do Festival Abariká Biowê:
Dia 21 de novembro (sexta-feira)
Centro Cultural Associata – Rua Quinze de Novembro, 275
14h – Diálogo: Povos de Terreiro de Araçatuba e Região
15h – Workshop Marcação Ancestral: Vivências de Catira
16h – Oficina de Maracatu com Mestre Chacon
20h – Samba de Caboclo com o grupo cultural Obadará Africanidade
Dia 22 de novembro (sábado)
Calçadão da Marechal Deodoro da Fonseca, 246, Centro
10h – Saída do Cortejo Oficial com os grupos de Maracatu Orum Odoya e Maracatu Alvorada Nova
Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues – Rua Joaquim Nabuco, 125
14h – Workshop de plantas medicinais com João Marcelo
15h – Diálogos sobre Maracatu: história, diáspora e território
16h – Ciranda dos Batuqueiros
Centro Cultural Associata - Rua Quinze de Novembro, 275
21h – Samba de Terreiro com o grupo Firma do Ponto