Notícias

Equipe do Ministério da Saúde visita Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba

Publicado em 18 de setembro de 2025, às 15:13 Atualização: 18/09/2025, às 15:15 Equipe do Ministério da Saúde visita Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba

Uma equipe do Ministério da Saúde esteve, nesta quinta-feira (18), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araçatuba.

 

O objetivo da visita foi acompanhar de perto as ações do município na prevenção, diagnóstico e controle da leishmaniose visceral, entre elas, a campanha Fora Leish.

 

Estiveram no órgão os consultores Lucas Edel Donato, Rafaella Albuquerque e Mércia Frutuoso, da Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial, do Departamento de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

 

Eles foram recebidos pelo secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, pela diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, pela dirigente do CCZ, Rute Mara Floriano Paulino, e pelo gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos.

 

ESTRUTURA

Os profissionais do Ministério da Saúde conheceram toda a estrutura da UVZ, que funciona no prédio do CCZ, incluindo o núcleo de digitação de arboviroses, o laboratório de análises de larvas e diagnóstico de leishmaniose visceral, além do canil.

 

“Lucas fez um bate-papo com a equipe de agentes de combate às endemias sobre as atividades que desenvolvemos diariamente, enquanto que Rafaela e Mércia conheceram toda a nossa estrutura e contribuíram com ideias e estratégias para ações da UVZ”, disse Santos.

 

ENCOLEIRAMENTO

O secretário de Saúde destacou que com a campanha Fora Leish, que tem a parceria do Ministério da Saúde, Araçatuba tem avançado no enfrentamento da leishmaniose, doença considerada endêmica no município. A campanha de encoleiramento de cães com coleiras repelentes está no terceiro ciclo.

 

“Receber a equipe do Ministério da Saúde em nosso CCZ reforça a seriedade do trabalho realizado em Araçatuba. Essa parceria fortalece e nos motiva a seguir aprimorando as ações de controle da leishmaniose, sempre com foco na proteção da saúde dos animais e da população”, disse.

 

OFICINA ESTADUAL

Os profissionais do Ministério da Saúde estiveram em Araçatuba para a oficina estadual de vigilância e controle da leishmaniose visceral canina, que iniciou na terça-feira (16). O encontro tem como objetivo fortalecer as estratégias de enfrentamento à doença, com a participação de 70 municípios do Estado.

 

A oficina termina nesta quinta-feira com apresentações dos trabalhos realizados em grupos, com avaliações e sugestões para a prevenção da doença nos municípios. O último dia da reunião foi conduzido por Tânia Suto e Vera Lúcia Fonseca de Camargo Neves, ambas do Instituto Pasteur.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites