Notícias

Déficit de 100 mil árvores leva Araçatuba a debater futuro da arborização

Publicado em 18 de setembro de 2025, às 14:18 Atualização: 18/09/2025, às 14:21 Déficit de 100 mil árvores leva Araçatuba a debater futuro da arborização A vice-prefeita Nice Zucon abriu o encontro destacando o compromisso da gestão Zanatta com a sustentabilidade: agenda voltada para o meio ambiente

A arborização urbana foi tema central em Araçatuba na manhã desta quinta-feira (18), quando o Fórum Raízes do Futuro reuniu representantes do poder público e organizações sociais no auditório do Senai para discutir planejamento sustentável e qualidade de vida na cidade.

 

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba, em parceria com o 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba, o 2º Batalhão de Polícia Ambiental – SP, a CPFL Energia e com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – Regional Araçatuba).

 

Estiveram presentes a vice-prefeita Nice Zucon, o chefe de gabinete Nelson José da Silva, o comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, capitão Maximiliano Sales Spessotto, o primeiro-tenente Marcel Fabrício Soares, do 2º Batalhão de Polícia Ambiental, e o delegado Pedro Paulo Negri, do 4º Distrito Policial.

 

Também participaram o diretor do Senai, Tarso Tristão, secretários municipais, representantes do Legislativo, além de integrantes do Sesi (Serviço Social da Indústria), da concessionária GS Inima Samar, da Monte Azul Ambiental e de outras instituições engajadas em iniciativas sociais e ambientais na cidade.

 

A vice-prefeita Nice Zucon abriu o encontro destacando o compromisso da gestão Zanatta com a sustentabilidade. “Este debate mostra que Araçatuba tem uma agenda voltada para o meio ambiente. Cuidar da arborização é cuidar da qualidade de vida de todos e garantir uma cidade mais saudável para as próximas gerações”, afirmou.

 

DESAFIO AMBIENTAL

O fórum integrou a programação da Semana da Árvore e colocou em evidência um desafio central: o déficit arbóreo da cidade. Atualmente, Araçatuba possui um déficit de cerca de 100 mil árvores, mas, segundo levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, outras 100 mil seriam necessárias para atingir o equilíbrio ideal.

 

Esse número tem base em parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda 12 metros quadrados de área verde por habitante, o que equivale a duas árvores. Com mais de 200 mil habitantes e apenas 94 mil árvores diagnosticadas, Araçatuba tem hoje média de meia árvore por pessoa. Para atingir ao menos uma árvore por morador, será necessário plantar cerca de 100 mil novas unidades.

 

Para reduzir esse déficit, a Prefeitura definiu a meta de plantar 20 mil árvores até o fim de 2025 e atingir 100 mil novas mudas até 2028. O fórum serviu para alinhar estratégias, fortalecer a cooperação entre setores e mostrar que crescimento urbano e preservação ambiental podem avançar juntos.

 

DEBATES E SOLUÇÕES

O primeiro-tenente Marcel Fabrício Soares abriu os debates destacando a fiscalização como ferramenta essencial para proteger e ampliar a arborização urbana. Em seguida, Marco Antônio Rodrigues, coordenador de Meio Ambiente da CPFL Energia, apresentou o projeto “Arborização Mais Segura”, que conecta a preservação das árvores à segurança da população e à infraestrutura da cidade.

 

O capitão Maximiliano Sales Spessotto, que também é comandante regional de Proteção e Defesa Civil adjunto, explicou como o planejamento urbano e ações de emergência estão diretamente ligados à arborização. A fiscal ambiental Jaqueline dos Santos completou, mostrando como a legislação municipal e a prevenção podem reduzir riscos e garantir uma cidade mais segura e verde, conectando os debates às metas de plantio da Prefeitura.

 

BALANÇO

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Fernando Marques, o fórum consolidou resultados e compromissos claros. “O encontro permitiu alinhar prioridades e reforçar a cooperação entre todos os setores. Mais do que discutir problemas, conseguimos definir soluções práticas para enfrentar o déficit arbóreo e fortalecer a arborização em Araçatuba”, avaliou.

 

Mais do que um ciclo de palestras, o Fórum Raízes do Futuro se firmou como um espaço de articulação e engajamento. A expectativa, agora, é ampliar práticas sustentáveis e de longo prazo, reforçando o compromisso da cidade com uma Araçatuba mais verde, segura e preparada para os desafios ambientais.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites