A Defesa Civil do Município de Araçatuba, seguindo um Boletim Meteorológico Especial emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, alerta a população para a previsão de tempestades severas entre a tarde de domingo (21) e a manhã de segunda-feira (22).
De acordo com o alerta estadual, a aproximação de uma frente fria na região deve provocar pancadas de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento intensas, grande quantidade de raios e a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto.
GRAVIDADE
O coordenador municipal da Defesa Civil, Eduardo Cardozo, reforçou a gravidade do alerta e detalhou os riscos.
"Estamos diante de uma previsão que exige muita atenção. Os modelos indicam condições para temporais com moderado acumulado de chuva, mas os principais perigos são os eventos associados: os ventos fortes, que podem derrubar árvores e estruturas, a intensa atividade elétrica, que representa risco direto à vida, e o granizo, que pode causar danos materiais e interromper o fornecimento de energia", explicou Cardozo.
ORIENTAÇÕES
Diante do cenário de risco, a Defesa Civil de Araçatuba, sob a coordenação de Eduardo Cardozo, recomenda que a população adote as seguintes medidas preventivas como evitar deslocamentos desnecessários durante os períodos de chuva mais intensa; não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas e evitar áreas abertas, como campos de futebol e praias, durante tempestades.
"A melhor forma de evitar tragédias é a prevenção. Pedimos que todos acompanhem os canais oficiais da Defesa Civil e se preparem. Em caso de emergência, o contato deve ser feito imediatamente pelo número 199", finalizou o coordenador.
A Defesa Civil Municipal monitora a situação 24 horas e emitirá novos comunicados à medida que novas informações forem disponibilizadas pelo Estado.