Oito mulheres de Araçatuba foram capacitadas, nesta sexta-feira (31), para resolver problemas hidráulicos domésticos e até prestar serviços para terceiros, gerando uma fonte de renda. Elas participaram da 4ª edição do Curso de Encanador para Mulheres.
Realizado pela GS Inima Samar, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba, o curso gratuito foi ministrado das 8h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José, tendo como foco mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Acompanharam a capacitação a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, a presidente do Fundo Social, Lenice Freitas, e o gerente de Comunicação da GS Inima Samar, Fernando Sávio. O curso foi ministrado pelo supervisor comercial da concessionária, Luciano Silva.
AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
Durante o curso, as alunas tiveram aula teórica, onde conheceram o funcionamento do hidrômetro, conceitos técnicos e um breve histórico do abastecimento de água no município. Na prática, elas aprenderam a trocar tubulações, conserto de torneiras, válvulas e boias de caixas d’ água.
As participantes aprenderam ainda a utilizar o geofone, equipamento que identifica vazamentos não visíveis. Ao final da capacitação, elas receberam certificado de conclusão e também um kit com peças, incluindo lixas, luvas, pedaço de cano soldável, serra, fita veda rosca e cotovelo.
AUTONOMIA FINANCEIRA
A presidente do FSS destacou que o curso teve como objetivo principal incentivar a autonomia feminina, oferecendo conhecimento técnico que pode ser aplicado tanto no dia a dia das famílias quanto como uma nova oportunidade de renda.
“Esse curso oferecido pela GS Inima Samar vai muito além do aprendizado técnico. Ele representa independência, confiança e empoderamento. Quando uma mulher adquire uma nova habilidade, ela amplia suas possibilidades e transforma sua realidade”, afirmou Lenice.