Notícias

Contação de história, espetáculo teatral e performance são atrações do terceiro dia da eBun Mostra de Teatro Negro

Publicado em 13 de novembro de 2025, às 10:38 Contação de história, espetáculo teatral e performance são atrações do terceiro dia da eBun Mostra de Teatro Negro A Cia. Os Crespos, de São Paulo, referência nacional na pesquisa cênica e audiovisual por artistas negros, apresenta espetáculo teatral no terceiro dia da eBUN Mostra de Teatro Negro

A eBUN Mostra de Teatro Negro de Araçatuba segue movimentando a cena cultural e celebrando o protagonismo das artes negras na cidade. Contação de história, espetáculo teatral e performance são as atrações gratuitas do terceiro dia do evento, nesta sexta-feira (14).

 

A programação do dia será aberta com a contação “Dê: a contadora de histórias na terra de Baobá”, com a pedagoga, contadora de história e mulher negra, Denise Vaz. Ela se apresenta às 13h, na escola de curso supletivo municipal Aryzinho, no Bairro Água Branca 1.

 

ESPETÁCULO

A consagrada Cia. Os Crespos, de São Paulo, apresenta o espetáculo teatral “Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas”, a partir das 20h, no Teatro Castro Alves, em parceria com o Sesc Birigui. A companhia é referência nacional na pesquisa cênica e audiovisual por artistas negros e negras.

 

Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada quando expõem suas trajetórias afetivas, permitindo ao público entrar em seus respectivos cotidianos. Como lagartas aprendendo a voar, revelando seus medos, dores, amores e sonhos, elas tentam enxergar e modificar seus destinos.

 

Desde 2005, a Cia. Os Crespos desenvolve trabalhos que abordam negritude, racismo e identidade, promovendo debates, mostras, intervenções, filmes e espetáculos. Publica a revista Legítima Defesa e produziu curtas como Dois Garotos que se Afastaram Demais do Sol (melhor curta-metragem no 29º Festival Mix Brasil).

 

PERFORMANCE

 A atriz e performer Gabriela Reis apresenta a performance “Quero ser Branca”, a partir das 21h, no Teatro Castro Alves. O árduo trabalho social em moldar e uniformizar seus indivíduos atravessa o corpo da artista e vazam junto com perturbações e incômodos que ultrapassam o tempo, a cultura e o espaço.

 

REALIZAÇÃO

A Mostra é uma realização eBUN Companhia e Núcleos de Estudos de Teatros Negros de Araçatuba, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Iranti Produtora, Sesc Birigui, Senac Araçatuba e Centro de Tradições Afro de Araçatuba (CTAA).

 

Considerado o maior evento cultural no mês da Consciência Negra, a mostra celebra o protagonismo das artes negras. As atrações, que seguem até domingo (16), integra a programação cultural de aniversário da cidade, que no dia 2 de dezembro comemora 117 anos.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites