O Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) de Araçatuba realizou dois eventos especiais para pessoas atendidas e seus familiares, na última sexta-feira (9).
O primeiro deles aconteceu de manhã, em celebração ao Dia das Mães. O coordenador do Caps-AD, João Mário Cataroço, explica que a iniciativa teve como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares, frequentemente fragilizados em decorrência do uso abusivo de substâncias psicoativas.
A atividade contou com a presença de usuários, familiares e profissionais da saúde mental, que compartilharam momentos de afeto, escuta e convivência, reforçando o papel do Caps-AD como espaço de cuidado integral.
LUTA ANTIMANICOMIAL
Já na parte da tarde, o grupo de família participou de uma atividade que uniu oficina gastronômica e reflexões alusivas à Luta Antimanicomial, que marca o mês de maio em todas as unidades da Saúde Mental de Araçatuba.
O café com música contou com a presença de familiares e usuários, que tiveram um momento de confraternização, união e diversão. O encontro contou com a participação do músico, psicólogo e oficineiro Glauco Pacheco, e da psicóloga Juliana Maria Gonçalves de Souza.
A atividade foi marcada por quitutes feitos na oficina de gastronomia pelos próprios atendidos e por música com letras que trazem reflexões, como "É preciso saber viver", da banda Titãs.
De acordo com o coordenador, ações como essa fazem parte do trabalho terapêutico desenvolvido pela equipe multiprofissional da unidade.
RECONSTRUÇÃO DE LAÇOS
“Com o abuso de substâncias, os vínculos familiares muitas vezes se fragilizam ou até se rompem. Uma das missões do Caps é justamente reconstruir esses laços, promovendo a reintegração social e afetiva dos usuários”, destacou.
Segundo a psicóloga Juliana Maria Gonçalves de Souza, a atividade, além de fortalecer essa rede de apoio, é uma maneira de incentivar o protagonismo e autonomia de cada um dos participantes.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atuará no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Raps e na Atenção Primária em Saúde (APS).