Capacitação fortalece novos conselheiros de Assistência Social em Araçatuba

Publicado em 14 de Setembro de 2023 às 09:05 Capacitação fortalece novos conselheiros de Assistência Social em Araçatuba

O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba, realizou uma capacitação destinada aos novos conselheiros municipais, empossados no último dia 14 de agosto para o próximo biênio. O evento, que ocorreu no dia 13 de setembro, foi sediado na Fundação Educacional Araçatuba (FEA) e teve como tema central "O papel do Conselho Municipal de Assistência Social no Controle Social e o panorama dos Serviços de Assistência Social no município de Araçatuba".

A capacitação contou com a orientação do renomado mestre em Serviço Social e Historiador, Wagner Carneiro de Santana, que acumula 22 anos de experiência profissional multidisciplinar adquirida em Organizações da Sociedade Civil e Poder Público, nas áreas da assistência social e educação. Wagner Santana já exerceu cargos de conselheiro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e no Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas), trazendo consigo um vasto conhecimento na área.

Durante o evento, os conselheiros foram imersos em uma série de tópicos essenciais para o exercício eficaz de suas funções. Abordagens detalhadas sobre o que são conselhos, a importância do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), os marcos legais que regem o trabalho dos conselheiros, bem como as atribuições e dimensões do controle social, estiveram em destaque nas discussões.

O principal objetivo da capacitação foi proporcionar aos novos conselheiros um momento de aquisição de conhecimento e reflexão profunda sobre seu papel fundamental na promoção do bem-estar social em Araçatuba. Ao fortalecer o entendimento dos conselheiros sobre as políticas sociais e seu papel crucial na fiscalização e orientação dessas políticas, a expectativa é que eles possam contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços de assistência social na comunidade local.