Câmara devolve R$ 1,1 mi e Prefeitura soma R$ 800 mil para leitos UTI Covid

Publicado em 16 de Março de 2021 às 17:39 Câmara devolve R$ 1,1 mi e Prefeitura soma R$ 800 mil para leitos UTI Covid

Na manhã desta terça-feira (16), Representantes do Legislativo Municipal entregaram ao prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a quantia de R$1,1 mi (Um milhão e cem mil reais), com o intuito de destinar verba de apoio ao combate à pandemia do coronavírus (Covid-19), que os vereadores sugerem que seja usada para a provisão de leitos de UTI. A Prefeitura complementa a verba com R$ 800 mil, de recursos próprios municipais.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Alceu Batista de Almeida Junior, o Dr Alceu, a Câmara devolve para a Prefeitura o valor de mais de um milhão de reais, após análise do corpo de vereadores araçatubenses de sua proposta de antecipação de parte do duodécimo a ser devolvido ao Executivo Municipal, que é procedimento regimental anual nos municípios.

“Entendemos que o Lockdown é uma medida extrema, ainda que os números tenham resultado nesta medida em muitas localidades do Brasil e do mundo, mas a sensibilidade, tanto do Executivo como do Legislativo araçatubenses é de que ainda podemos sensibilizar a sociedade, a população, para frearmos essa crise de transmissão. Como apoio à administração pública, que se esforça junto às escalas superiores de governo, nós todos da Câmara faremos essa destinação imediata, como socorro aos cofres públicos e medida emergencial à Saúde de nossa população”.

O prefeito Dilador Borges recordou que tem pedido seu em andamento junto ao Governo Estadual, ao que foi respondido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, sobre a possibilidade de instalação de exatos 10 leitos de UTI Covid na Santa Casa de Araçatuba.

Dilador confirma a destinação da verba do Legislativo municipal. “Sobre esses R$ 1,1 milhão, nós vamos complementar com R$ 800 mil e repassar para a Santa Casa, para que possam ser montados mais 10 leitos de UTI Covid, para diminuirmos a pressão. Vivemos um momento de muita tristeza, muitas vidas estão indo embora com essa doença e por isso continuo clamando a nossa sociedade para manter isolamento, distanciamento, uso de máscara e álcool gel, que deixem de fazer festas em chácaras, ranchos, pensem em você e nos seus amigos, na sua família e nas famílias deles. Deixe de ignorar a doença, porque a doença não nos ignora. Conto com vocês”, apela o prefeito.

Participaram da entrega o presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Dr Alceu, e os vereadores Coronel Manoel Guimarães e Maurício Rufino Barbosa, o Maurício do Bem Estar, recebidos pelo prefeito Dilador Borges e os secretário municipais Carmem Sílvia Guariente (Saúde), Arnaldo Vieira Filho, o Dindo (Governo e Desenvolvimento Agroindustrial) e João Valero Santos Esgalha (Fazenda).

Passo seguinte

Segundo a secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, com a quantia entregue será possível instalar mais 10 leitos de UTI Covid na Santa Casa de Araçatuba, hospital que é particular e ter regulação pelo Governo do Estado de São Paulo, através do DRS (Departamento Regional de Saúde), mas que a municipalidade destina contribuições frequentes como medidas de parceria no atendimento à população da cidade.

Ela detalha que já havia a proposta de o Estado custear a locação de equipamentos, mas a Santa Casa teve dificuldades em encontrar tais aparelhos para locação, declarando que pode disponibilizar condições para os leitos UTI Covid desde que haja a aquisição dos equipamentos. “Hoje mesmo já encaminhei o ofício à Santa Casa para que apresentem o plano de trabalho, incluindo a informação de quando iniciarão as atividades da UTI Covid, pois temos que fazer um convênio. Assim que o convênio for assinado, repassaremos o recurso ao hospital”, informou a secretária.

“Além do trabalho de movimentação política da Prefeitura junto ao Estado pelo aumento de leitos na cidade, é vital que nossa população, nossos setores produtivos, de comércio e de serviços, órgão de classe, entidades e autoridades, nos esforcemos todos, ao máximo, para reduzir e evitar o contágio e tantos casos e mortes pela Covid-19 no nosso município”, Finalizou Dilador.