Araçatuba retoma programa Gestores da Paz falando de perigos digitais

Publicado em 25 de Maio de 2023 às 09:57 Araçatuba retoma programa Gestores da Paz falando de perigos digitais

Na quarta-feira (24), profissionais das redes pública e particular de ensino de Araçatuba foram o público alvo da palestra “Exposição e Perigos Digitais”, da escritora e educadora em sexualidade Monica Kaimen, reflexão promovida pelo grupo Gestores da Paz, em seu retorno às atividades presenciais coletivas, após interrupção pela pandemia de Covid.

O evento foi coordenado pelo grupo, composto pela Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, Diretoria de Ensino do estado de São Paulo, Ministério Público, por sua Promotoria da Infância e Juventude, com assessoria da psicopedagoga Vivi Tuppy, coordenadora dos Programas de Cultura de Paz, por sua vez há tempos atuante na área, neste município.

Realizado no auditório da Universidade Paulista - UNIP de Araçatuba e com apoio do Grupo Thathi, o encontro foi aberto por falas do promotor público da Infância e Juventude de Araçatuba, Joel Furlan, do prefeito Dilador Borges e da vice-prefeita Edna Flor, tendo como mestre de cerimônia o jornalista Marco Serelepe. Contou, ainda, com as presenças de autoridades como o defensor público da Infância e Juventude, Ângelo Dalben, do diretor regional de ensino Helder de Held e da supervisora estadual de ensino Marisa Aparecida Coltri Lelis, bem como secretários municipais e membros de diversos departamentos da administração pública.

O programa Gestores da Paz ocorria mensalmente, reunindo todos os diretores de escolas municipais e estaduais, desde antes da pandemia, retomado hoje, atendendo organização da Prefeitura de Araçatuba que solicitou tratamento do tema educação sexual com gestores escolares, que neste evento de retorno foi ampliado a agentes comunitários de saúde, com participação de representantes de hospitais e do Fórum de Araçatuba. “O objetivo é buscar trazer reflexões, para que se tenha um olhar cuidadoso a fim de evitar que crianças e adolescentes sejam vítimas de abuso sexual e saber lidar com o problema, caso ocorra”, explicou a secretária municipal de Educação, Sivana de Sousa e Souza.

A vice prefeita Edna Flor elogia a palestrante. “Quando se fala em educação sexual, todos nós temos noção da profundidade do tema. Quero parabenizar a Mônica Kaimen, estudiosa do assunto e escritora, pela forma tão equilibrada e didática, e ao mesmo tempo tão profunda, agregando conhecimento científico à realidade e à pratica, desde a biologia ao tiktok, com tamanha maestria, equilibrio, sem cair na vulgaridade, mas conseguindo ser acessível, numa linguagem popular, sem causar constrangimentos. Todos nós ficamos na vontade de nos aprofundarmos neste conhecimento, para que cesse essa forma de violência, que e tão velada, mas de tamanha crueldade”.

O prefeito Dilador Borges agradece e valoriza a iniciativa do grupo, que reúne entidades públicas municipais, estaduais e particulares. “Sou amante declarado da dinâmica de trabalho com parcerias. Cuidar de gente é o lema desta administração desde seu plano de governo e participar desta atividade em prol da educação, da segurança, da dignidade e do futuro de nossas crianças e jovens é tão gratificante quanto realizador. Reforçamos aqui nosso empenho em apoiar os profissionais de educação e as famílias , também nesta constante atualização sobre riscos e cuidados às crianças e adolescentes, em especial sobre redes sociais, abordagem sexual, violência e formas diversas de assédio”.