Publicado em 17 de Maio de 2023 às 14:59 Araçatuba recebe parecer técnico favorável da Cetesb para ampliação do aterro sanitário

A Prefeitura de Araçatuba obteve um importante avanço na gestão dos resíduos sólidos do município.  Com um acréscimo na capacidade volumétrica de 155 mil metros cúbicos, o aterro sanitário de Araçatuba passará a ter uma vida útil estendida por mais dois anos. A implantação desta ampliação, que foi aprovada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), começa em dezembro deste ano. A previsão de término é para dezembro de 2025. Atualmente, o local tem capacidade para receber 180 toneladas de resíduos por dia.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Lucas Proto, explica que a ampliação representa um importante ganho para a cidade, que poderá lidar de forma mais eficiente com a produção de resíduos domiciliares, além de garantir a destinação adequada dos mesmos por mais 24 meses. Ele ressaltou, ainda, a importância dessa conquista para a qualidade ambiental do município. Segundo Proto, a ampliação do aterro sanitário é uma resposta estratégica para lidar com os desafios crescentes no gerenciamento de resíduos.

"A ampliação da capacidade do aterro sanitário é uma medida fundamental para garantir a qualidade ambiental da gestão dos resíduos em Araçatuba. Estamos comprometidos em adotar práticas sustentáveis possíveis  manejo dos dejetos produzidos em nosso município. Essa conquista permitirá que continuemos oferecendo um destino adequado aos resíduos, mitigando os impactos ambientais e protegendo a saúde pública e os ecossistemas", afirmou o secretário Proto.

O prefeito Dilador Borges também expressou sua satisfação com o parecer favorável da Cetesb. Ele ressaltou a importância da ampliação do aterro sanitário para a gestão eficiente dos resíduos e o desenvolvimento sustentável de Araçatuba.

"Essa aprovação da Cetesb é um passo significativo para aprimorar a infraestrutura de gestão dos resíduos em nossa cidade. O aumento da capacidade do aterro sanitário nos permite enfrentar os desafios da produção de resíduos de maneira responsável e sustentável. Continuaremos trabalhando para garantir que Araçatuba se destaque como referência em preservação ambiental e qualidade de vida", afirmou o prefeito Borges.

PROJETO

A administração municipal considera que a ampliação da capacidade do aterro sanitário é uma conquista que demonstra o compromisso da Prefeitura de Araçatuba com a gestão ambiental eficiente. Com esse avanço, o município fortalece suas ações voltadas à sustentabilidade, visando garantir um futuro mais saudável e preservado para as gerações presentes e futuras.

Lucas Proto explica que desde 2017 a Prefeitura tem trabalhado para ampliação e modernização do aterro. E que a aula licença expiraria neste ano. “Porém, a administração municipal acreditava que o respectivo aterro sanitário não seria aproveitado ao seu limite. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade contratou empresa especializada para realização de um rigoroso processo de levantamentos, estudos e de análises técnicas necessárias”, acrescenta.

O resultado, segundo o secretário, foi a geração de um novo projeto de ampliação vertical do maciço único do atual. “Este estudo e projeto foi submetido à devida apreciação da Cetesb, que emitiu um parecer técnico favorável para a ampliação da capacidade do atual aterro sanitário da cidade. A medida garantirá a continuidade do manejo adequado dos resíduos domiciliares produzidos no município, bem como a preservação do meio ambiente.”