Araçatuba promove seminário sobre agricultura familiar

Publicado em 31 de Maio de 2023 às 13:34 Araçatuba promove seminário sobre agricultura familiar

A agricultura familiar desempenha um papel fundamental na produção de alimentos no Brasil, sendo responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no país. Para fortalecer esse setor e promover o aprimoramento das técnicas de cultivo, o Seminário de Agricultura Familiar da Região Araçatuba será realizado no dia 28 de junho, às 08h30, na sede do EDR/CATI, localizada na Rua Barão do Triunfo, 403, bairro São Joaquim.

O município de Araçatuba, no estado de São Paulo, abrange uma área de 116.744 hectares, onde estão localizadas aproximadamente 1400 propriedades rurais. Dentre essas propriedades, 407 estão situadas em três assentamentos: Assentamento Araça, com 81 pequenas propriedades; Assentamento Hugo Silveira Heredea, com 59 pequenas propriedades; e Assentamento Chico Mendes, com 267 pequenas propriedades.

Esses assentamentos foram estabelecidos pelo Incra a partir da desapropriação das Fazendas Araranguá, Fazenda Floresta e Fazenda Araça. O sistema de produção nessas áreas é baseado na bovinocultura de leite, associada à fruticultura e horticultura, que além de garantir fonte de alimento próprio, é comercializada e garante a sustentabilidade econômica dessas propriedades.

O objetivo principal do seminário é fortalecer a agricultura familiar no Noroeste Paulista, debatendo os desafios do desenvolvimento rural e promovendo a transferência de conhecimento sobre diversificação, sanidade e comercialização no ambiente produtivo. Serão apresentadas informações e tecnologias que podem ser aplicadas nas propriedades, visando aprimorar as práticas agrícolas dos pequenos produtores.

Durante o evento, serão abordados temas relevantes para a agricultura familiar, como técnicas de cultivo de agricultura orgânica, incluindo os desafios desse tipo de cultivo, as tendências em compensações ambientais, reserva legal, captura de carbono, entre outros assuntos que estão em discussão pela Rede Agroecológica da APTA Regional. Além disso, serão tratadas questões relacionadas à sanidade animal e vegetal e à comercialização.

O Seminário de Agricultura Familiar da Região Araçatuba está sendo organizado pelo Instituto Biológico, APTA Regional, Cati - SAA e conta com o apoio da Prefeitura de Araçatuba, Siran e Sebrae. As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser feitas pela internet, através do link: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/26905083.

A participação neste evento proporcionará aos produtores rurais da região a oportunidade de aprimorar suas práticas agrícolas, adquirir conhecimentos atualizados e estabelecer conexões com outros profissionais do setor. O Seminário de Agricultura Familiar da Região Araçatuba promete ser um momento enriquecedor para todos os envolvidos, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Informações do Evento:

Data: 28 de junho de 2023

Local: Sede do EDR/CATI

Endereço: Rua Barão do Triunfo, 403, bairro São Joaquim, Araçatuba, SP

Inscrições gratuitas e limitadas: