Publicado em 15 de Maio de 2023 às 11:46 Araçatuba libera vacinação contra a Gripe para toda a população com mais de seis meses de idade

Araçatuba ampliará, nesta segunda-feira (15), a vacinação contra a Influenza (Gripe), para pessoas com mais de seis meses de idade. A decisão foi tomada após liberação do Ministério da Saúde para esse público. A campanha de vacinação está prevista para acontecer até o dia 31 de maio, por esse motivo é importante que as pessoas procurem uma UBS mais próxima o quanto antes.

A vacinação contra a influenza é segura e altamente eficaz, reduzindo significativamente as chances de contrair a doença e seus sintomas. A vacina ajuda o sistema imunológico a produzir anticorpos contra os vírus da gripe, que podem mudar de ano para ano e, portanto, o imunizante deve ser tomado anualmente.

VACINAÇÃO FINAL DE SEMANA
No último sábado (13), a Secretaria de Saúde fez uma intensificação da vacinação nos três shoppings da cidade e a aceitação foi muito positiva, foram aplicadas 1001 doses da vacina contra Gripe e 576 contra Covid-19. Também teve um carro volante no bairro Atlântico que fez busca ativa para vacinar crianças de 0 a 2 anos, tendo as equipes conseguido aplicar 26 doses.

LOCAL DE VACINAÇÃO
A vacina contra Influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, sendo nas UBS da zona urbana das 7h às 19h e nas UBS Umuarama I e Pedro Perri, das 7h às 22h. É obrigatória a apresentação de documento oficial e carteira de vacinação para quem for tomar a vacina.

SOBRE A GRIPE
A gripe é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta as vias respiratórias, causando febre, tosse, dores musculares, fadiga e outros sintomas desagradáveis. Apesar do processo de recuperação ser rápido, em alguns casos, a doença pode levar a complicações graves, como pneumonia, hospitalização e até mesmo morte.

Com a chegada do outono e inverno as doenças respiratórias são mais habituais e frequentes. É importante ressaltar que a vacina contra a gripe não causa a doença e que seus benefícios superam em muito os possíveis efeitos colaterais, que são geralmente leves e temporários. Ao receber a vacina, você se protege e ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis.

SINTOMAS
Os sintomas da gripe geralmente começam de repente e em alguns casos podem incluir febre alta, calafrios, tosse, dor de garganta, coriza, dores musculares e fadiga. Em crianças, a gripe também pode causar náusea, vômito e diarreia. Os sintomas podem variar de leves a graves e podem durar dias ou até mesmo semanas.