A cidade de Araçatuba participou da 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade do Estado de São Paulo (Jomi), realizada em São João da Boa Vista. A delegação contou com 45 integrantes e foi liderada por Sérgio Kobb dos Santos, com acompanhamento do secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Mauro Cesar Yamanoi.
Araçatuba competiu nas modalidades de atletismo, coreografia, dança de salão, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa e voleibol adaptado masculino. Os atletas conquistaram medalhas e boas colocações em diversas provas.
No atletismo, Aguinaldo Cardoso, de 92 anos, venceu a corrida de 500 metros e tornou-se bicampeão estadual. Paulo César Costa levou bronze no arremesso de peso e Hélio Pereira ficou em 4º lugar na mesma prova.
Na dança de salão, Arildo Dias e Cacilda Guarion conquistaram prata na categoria A. Nas categorias B e C, os representantes da cidade ficaram em 4º lugar. Na coreografia, Araçatuba obteve o 7º lugar entre 16 equipes.
Na malha, a equipe formada por Narciso dos Santos e Luiz Sobreira da Silva conquistou o vice-campeonato estadual. No tênis de campo, Maria Darci de Oliveira dos Santos foi prata na categoria feminino A.
Na natação, Marcos Luiz Celestino foi prata nos 50 metros nado livre e 5º nos 50 metros nado costas. Neide das Dores Lopes e Adriano de Paiva Afonso ficaram entre os dez primeiros em suas categorias.
No tênis de mesa, Mitiko Higashi Hatta Yamasaki chegou às oitavas de final e Helena Yoshiko Matsueda foi eliminada na fase de grupos. No voleibol adaptado masculino, a equipe não avançou de fase.
VALORIZAÇÃO
Mauro Yamanoi destacou o compromisso com o envelhecimento ativo e a valorização da pessoa idosa.
“Mais do que medalhas, o Jomi representa amizade, superação e alegria. Nossos atletas são motivo de orgulho e inspiração para toda a cidade. Agradecemos, em especial, às monitoras Silvia Pereira (natação), Márcia Ferreira (malha), Maria de Lourdes Parra (tênis de mesa) e Sirley Brunhetti Cunha (tênis de campo) que, de forma voluntária, acompanharam as atletas nas competições e contribuíram para esse bom resultado da delegação”, ressaltou.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Os resultados conquistados garantiram um desempenho excepcional à delegação de Araçatuba, que encerrou sua participação na 11ª colocação geral, somando 35 pontos.
O município ficou à frente de importantes cidades paulistas, como Guarulhos (13º lugar), Botucatu (17º), Ribeirão Preto (22º), Santos (23º), Osasco (25º), São José do Rio Preto (29º), São Caetano do Sul (33º) e Rio Claro (37º), consolidando-se entre as principais potências esportivas da melhor idade no Estado de São Paulo.