Araçatuba e região participam da 9ª Conferência Estadual de Saúde em Campinas

Publicado em 02 de Junho de 2023 às 10:38 Araçatuba e região participam da 9ª Conferência Estadual de Saúde em Campinas

Vinte delegados representando Araçatuba e região estão participando da 9ª Conferência Estadual de Saúde e da etapa estadual da 17ª Conferência Nacional de Saúde que estão acontecendo em Campinas desde esta segunda-feira (29). Os trabalhos seguem até esta quarta-feira (31).

Com o tema "Amanhã vai ser outro dia", a conferência tem como objetivo principal a construção de propostas que contribuirão para a elaboração de políticas públicas estaduais e diretrizes que serão encaminhadas à Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em conjunto com o Ministério da Saúde.

Os delegados da região de Araçatuba foram selecionados durante as conferências municipais e macrorregionais. Eles representaram os usuários, os trabalhadores e os gestores da área da saúde, que levantaram as questões locais para serem debatidas e integradas ao Plano Estadual de Saúde, e possivelmente ao Plano Nacional de Saúde.

Durante os três dias de conferência, aproximadamente mil participantes estão reunidos para discutir as diretrizes e propostas aprovadas nas etapas municipais e macroregionais. Além disso, as propostas selecionadas serão incluídas no relatório final da Conferência, dando subsídios para a tomada de decisões futuras.

O evento foi dividido em quatro eixos temáticos, nos quais cada um teve suas diretrizes avaliadas, discutidas e priorizadas. Os eixos abordaram os seguintes temas: "O Brasil que temos: o Brasil que queremos", "O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas, garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" e "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas".

A secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, ressaltou a importância da participação da região nesse evento crucial para o desenvolvimento de políticas de saúde mais efetivas.

Ela destacou: "A presença dos delegados de Araçatuba na 9ª Conferência Estadual de Saúde e na etapa estadual da 17ª Conferência Nacional de Saúde é fundamental para que as demandas locais sejam ouvidas e incluídas nas políticas de saúde em âmbito estadual e nacional. Estamos comprometidos em buscar melhorias e garantir uma saúde de qualidade para todos os cidadãos da nossa região".

Carmem ainda afirmou que, com a participação ativa da região de Araçatuba na conferência, espera-se que as propostas debatidas e aprovadas contribuam significativamente para a formulação de políticas de saúde mais inclusivas e eficientes, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

“O resultado final desse encontro será de extrema importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o avanço da democracia no setor da saúde”, comentou a secretária.