Publicado em 31 de Maio de 2023 às 11:28 Araçatuba dá posse aos novos membros das Cipas dos agentes comunitários e de endemias

A nova formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) dos Agentes Comunitários de Saúde e também dos Agentes de Combate às Endemias foi empossada nesta quarta-feira (31) em uma cerimônia realizada no Paço Municipal. A mudança no nome da comissão, que agora inclui a palavra "assédio", ressalta a importância da prevenção e combate a essa prática nos ambientes de trabalho.

Durante o evento, a vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, destacou a relevância da inclusão do termo "assédio" no nome da comissão, enfatizando o compromisso da administração municipal em criar um ambiente de trabalho seguro e livre de qualquer forma de assédio. "Ao incluir 'assédio' no nome da Cipa, estamos demonstrando nosso compromisso em enfrentar essa realidade e garantir a integridade e bem-estar dos profissionais da saúde", afirmou.

Edna Flor parabenizou os novos membros da Cipa e reforçou sua disponibilidade para trabalhar em parceria com a comissão, a fim de fortalecer a prevenção de acidentes e combater o assédio no ambiente de trabalho. "Juntos, podemos criar um ambiente mais saudável e seguro, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar de todos os colaboradores", ressaltou.

Durante a cerimônia, foram convidados a falar a técnica de segurança do Trabalho, Ieda Priscila Cavalheira, os presidentes das Cipas, Guilherme Juan Ponte Rego Dos Santos (Agentes de Combate às Endemias) e Fabiano Alves Lopes (Agentes Comunitários de Saúde), além de Aparecida Nava, representando a Secretaria de Saúde. Cada um deles enfatizou a importância do trabalho conjunto entre as instituições envolvidas e a necessidade de conscientização e ações efetivas para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e livre de assédio.

Durante a cerimônia, também foi realizada a entrega dos certificados do curso de legislação e campos de atuação, que os membros da Cipa participaram como parte de sua capacitação. Esse curso busca fornecer conhecimento e orientação sobre as leis e regulamentos relacionados à segurança e saúde no trabalho, capacitando os cipeiros para exercerem suas funções com excelência.

“Com a nova formação da Cipa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, a administração municipal reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que ressalta a importância de combater o assédio e promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso”, destacou Edna Flor.