A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, registrou pelo menos 60 casas alagadas durante a forte chuva que caiu desde a madrugada deste sábado (13).
O principal ponto foi no Jardim América, na região da Lagoa das Flores, onde há uma bomba elétrica automatizada, que não conseguiu reduzir a vazão devido à quantidade de chuva.
Durante o temporal do período da tarde, o secretário de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Cardozo, e dois servidores socorreram, nas proximidades da lagoa, duas idosas, uma pessoa com dificuldades de locomoção devido a problemas respiratórios, três crianças e cinco animais. "Todas as vítimas terão apoio do Fundo Social de Solidariedade", afirmou Santos.
ACIMA DA MÉDIA
De acordo com Cardozo, a média climatológica de chuva na região de Araçatuba para este mês de dezembro é de 189,9 mm. Até agora, foram registrados 98,8 mm, ou seja, até o momento choveu 52% do esperado da média. "Com a chuva ocorrida hoje, que foi de 85,8 mm, e só entrará no banco de dados no fim do dia, este acumulado aumentará para 184,6 mm", destacou o diretor da Defesa Civil.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Botelho Cubas, também esteve no local para acompanhar o trabalho de esvaziamento da lagoa. Já o secretário de Obras e Serviços Públicos, Constantino Alexandre Vourlis, determinou o envio de uma retroescavadeira para ajudar no serviço.
COMIDA DE BOTECO E NATAL ILUMINADO
A chuva prejudicou a realização de eventos programados pela Prefeitura para este sábado. O evento gastronômico Comida de Boteco, que aconteceria no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, reunindo 12 bares e restaurantes participantes, foi cancelado.
O mesmo aconteceu com o show gratuito do tradicional grupo Demônios da Garoa, que encerraria o evento.
Previsto para ter início às 20h, também foi cancelado o Presépio Vivo na Praça Rui Barbosa, que faz parte da programação deste sábado do Natal Iluminado.