ABQM e Prefeitura suspendem evento de abril

Publicado em 17 de Março de 2020 às 10:38 ABQM e Prefeitura suspendem evento de abril

O primeiro dos três eventos oficiais da ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha, que tem programação durante o ano em Araçatuba, foi oficialmente suspenso em anúncio feito no gabinete do prefeito Dilador Borges, em reunião com o superintendente da associação, Manuel Rossitto, e o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN), Fábio Brancato, na tarde desta segunda-feira (16).

O evento seria realizado pela entidade, de 18 a 26 de abril, no Complexo Esportivo Equestre do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.

Segundo Rossitto, a suspensão ocorre em alinhamento às determinações conjuntas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, às quais é consonante o Decreto Municipal nº 21.270, de 16 de março de 2020, da Prefeitura de Araçatuba, que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavirus), o qual também versa sobre recomendações no setor privado do município.

Também participaram da reunião de anúncio a vice-prefeita Edna Flor, o secretário municipal de Governo, Manoel Afonso de Almeida Filho, e o assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho.

O evento, que tinha programação para abril e sofreu suspensão temporária, é o Congresso Brasileiro – Conformação & Trabalho, a ser seguido pelo Campeonato Nacional, em julho, e o Potro do Futuro, Copa dos Campeões e Derby, em outubro, todos também na modalidade Conformação e Trabalho. Todos têm programação fixa nestes meses, anualmente, até 2028, em parceria firmada entre a ABQM e o SIRAN, junto à Prefeitura de Araçatuba.

Haverá impacto em toda uma cadeia produtiva, que trata de uma associação nacional com 37 mil sócios, eventos que reúnem em média 2.600 animais, 330 categorias, 300 expositores, 8 mil  inscrições para competições, com freqüência de 15 mil pessoas  por dia, mais de R$ 1 milhão em premiações e impacto financeiro de R$ 12 milhões para a cidade, a cada realização.

O prefeito Dilador Borges manifestou pesar pela necessidade de suspensão de várias atividades no município, bem como o reconhecimento da grandeza dos eventos da ABQM, mas justifica a medida em obediência aos protocolos de prevenção do Estado e do Governo Federal. “Seria o primeiro ano em que teríamos completamente os três eventos e sabemos o impacto positivo para o município, tanto financeiro como turístico, cultural e de projeção nacional. No entanto, não podemos ficar a mercê do risco coletivo das aglomerações, nem podemos descuidar da segurança sanitária da nossa população e da região”.

Rossitto reforça o sentimento pela suspensão do Congresso Brasileiro em abril e a grandeza que o evento ganhou em Araçatuba. “A associação trabalhará intensamente para minimizar os impactos a toda a cadeia produtiva da equinocultura, principalmente aos nossos quartistas.”

Brancato, do Siran, garante que os parceiros mantêm-se atentos aos andamentos das informações em todos os níveis, desde a escala mundial até o âmbito municipal, e que haverá pronta disponibilidade para reavaliação conjunta da Prefeitura, sindicato e associação, das condições e estabelecimento de novas datas para as realizações dos eventos da ABQM.