Notícias

ABQM apresenta projeto piloto de Equoterapia no Tratamento pós Covid-19

Publicado em 20 de Agosto de 2021 às 19:26 ABQM apresenta projeto piloto de Equoterapia no Tratamento pós Covid-19

A Prefeitura de Araçatuba sediou, nesta sexta-feira (20), uma reunião de alinhamento e apresentação do Projeto Piloto de Equoterapia no Tratamento pós Covid-19.

A iniciativa envolve a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - que desenvolverá a normalização internacional e nacional da Equoterapia - , o Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN), a Prefeitura de Araçatuba, através das secretarias municipais de Educação e de Saúde, com participação do Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (CAEMA) e do Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAICA), o HC Centro de Equoterapia de Araçatuba, o Centro de Equoterapia GF (Penápolis) e o Centro de Equoterapia Cavalcare (Birigui).

O projeto piloto a ser realizado em Araçatuba tem por objetivo oferecer o acesso à prática da equoterapia para 20 crianças matriculadas na rede pública municipal de Araçatuba diagnosticadas com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com agravamento em virtude do período de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19.

Nesse contexto, a equoterapia irá auxiliar no processo de aprendizado escolar, bem como na ressocialização, contribuindo com a fortalecimento da autoestima e autoconfiança afetadas pelo período de isolamento social imposto pela pandemia covid-19. A faixa etária a ser atendida é de 8 e 9 anos, com atendimentos uma vez por semana, sempre às sextas-feiras.

EQUOTERAPIA A Equoterapia ou terapia assistida por equinos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. A prática é uma das prioridades da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais e está indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

Participaram da reunião o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, o secretário de Governo, Arnaldo Vieira Filho (Dindo), o presidente do Siran, Fabio Brancato, o superintendente geral da ABQM, Manuel Rossitto, o presidente do Conselho de Administração da ABQM, Carlos Eduardo Faraco Braga, o presidente da ABNT, Mario William, a diretora do HC Centro de Equoterapia de Araçatuba, Carolina Rubio Vicentini, além de servidores das secretarias municipais de Saúde e Educação.















(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites