Publicado em 21 de Julho de 2023 às 14:10 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional envia 19 delegados para fase regional

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) divulgou resultados finais da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araçatuba, realizada na quinta-feira (20), que elegeu 19 delegados para a fase regional.

Participaram da conferência, realizada pela Prefeitura de Araçatuba e pelo CONSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, um público de 172 pessoas, sendo 117 atuantes na administração pública, 9 autoridades e 44 membros de diversas representações da sociedade civil.

Os 19 representantes eleitos, respeitada a proporção de até um terço de representação do poder público e mínimo de dois terços de integrantes da sociedade civil, participarão da fase regional de conferências sobre segurança alimentar e nutricional sustentável, que também terá fases estadual e nacional. A regional está prevista para 25 de agosto deste ano, em Birigui.

Foram deliberadas e aprovadas, em plenária, 40 propostas nos três eixos discutidos, das quais 15 foram aprovadas para etapa Regional e /ou Estadual. “Consideramos que a conferência alcançou seus objetivos, na qual a sociedade colocou suas prioridades, que poderão ser implementadas pela gestão publica”, avaliou o secretário Municipal de Governo e de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho (Dindo).

A 3.ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araçatuba, que adotou o tema “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, propôs os seguintes eixos: Eixo 1 – “Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional”; Eixo 2 – “Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada”; Eixo 3 – “Democracia e participação social”.

A abertura do evento contou com mesa de honra formada pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, o chefe de gabinete Coronel Borella o secretário municipal Dindo (Governo e SMDA) e o presidente do COMSEA, reeleito para o biénio 2023-2025, Lázaro Eduardo Pereira, o Lazim. Foram palestrantes na conferência a Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, docente da Universidade Júlio de Mesquita Filho - Unesp, e a vice prefeita Edna Flor, que também é secretaria municipal de Participação Cidadã (SMPC).

Foram parceiros da organização da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araçatuba as seguintes empresas e associações: Unitoledo Wyden (centro universitário sede do evento); Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/SP; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/SP; Siran - Sindicato Rural da Alta Noroeste; Cati - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral regional Araçatuba e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.

São 13 os delegados eleitos, representantes da sociedade civil:

Josuel Rufino, agricultor familiar e presidente Associação Beira Rio;
An’Anezia Ramos Barbosa, conselheira CRSANS - Consultoria de Segurança Alimentar;
Osmarina Francisca de Souza Tagliacolo, presidente de associação Bairro Vicente Grosso;
Lazaro Eduardo Pereira, presidente Acrepom e presidente do COMSEA;
Oscar de Carvalho, produtor rural agricultor familiar;
William Roberto Rodrigues, representante do SENAC;
Aline Aghata Trindade, do Sindicato Nutricionista e conselheira da CRSANS;
Ana Paula Dornellas Pacchioni, rede de supermercados e conselheira COMSEA;
Laila D. Aparecida Gonçalves Galvão, moradora do bairro D. Amélia;
Adriana AParecida Castilho Suguimoto, Agricultura Familiar Orgânica;
Cilene Ribeiro Rufino, agricultora familiar;
Jony dos Santos Pereira, da associação de produtores rurais União da Vitória;
João Pereira, Associação de Apoio a crianças Carentes e Pessoas Portadoras de Câncer.

São seis os delegados eleitos, membros do Poder Público:

Joel Lourenço, diretor de Agricultura e Abastecimento SMDA/PMA;
Dayane Mayume Hirata Fernandes, dirigente administrativa SMDERT/PMA;
Roberta Ramos, nutricionista da Secretaria de Saúde/PMA;
Carla Cristiane Assis, gerente do Entreposto CEAGESP;
José Celso Sanches Jr, engenheiro agrônomo SMDA/PMA;
Elisa Helena Giglio Ponsano, docente pesquisadora na Faculdades Medicina Veterinária Unesp.