2° Viva Mulher teve participação maciça da comunidade

Publicado em 05 de Junho de 2023 às 10:08 2° Viva Mulher teve participação maciça da comunidade

No sábado (3), a Emeb José Machado Neto, no bairro São José, foi palco de uma das maiores ações de cidadania, promoção de direitos e de qualidade de vida das mulheres: o 2° Viva Mulher. A população do bairro São José e adjacências teve participação maciça no evento.

A organização do Viva Mulher é da Secretaria Municipal de Participação Cidadã e teve como parceiros instituições como o Sebrae, Senac, Casa Maria, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública e CRM (Centro de Referência da Mulher) que prestaram orientações e serviços gratuitos. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar fizeram a segurança do evento.

Além disso, muitas mulheres foram atendidas com serviços de beleza, como penteados, manicure e maquiagem, tudo gratuitamente. Para as crianças, várias atividades recreativas como cama elástica, escorregador, pintura facial, além de pipoca, algodão doce e refrigerante.

O evento, que ocorreu das 14h às 17h, também contou com apresentações musicais, de dança e de capoeira. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ofereceram vacinação contra a Covid e gripe, bem como agendamento para exame preventivo. Também teve banca de doação de livros, oficina de confecção de bijuterias, doação de mudas de hortaliças, ginástica e alongamento e aferição de pressão arterial.

Andrea Cláudia A. Landin, moradora do bairro Porto Real e conselheira do Comdima (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), participou do evento e afirma sentir gratidão pela iniciativa. “A realização do evento na periferia alcançou seu alvo. Foi realmente maravilhoso, os serviços oferecidos chegaram até as pessoas que muitas vezes não têm condições de irem ao centro. Tenho certeza de que as mulheres que participaram se sentiram abraçadas, ao terem um momento só pra elas, com oficinas, danças e cuidados com a saúde. Foi espetacular, que venham outros eventos assim”, destaca.

A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, afirma que a realização do evento tem por objetivo atender às necessidades das mulheres, que buscam conciliar o cuidado da família com a autopreservação e a reciclagem profissional. “Oferecer serviços, proporcionar lazer e entretenimento em um só lugar. Esse é o Viva Mulher, um evento voltado ao cuidado e atenção com as mulheres. A ideia é fazermos um evento desse em cada região da cidade, fazendo com que a comunidade tenha acesso a esses serviços, que lhes são de direito, bem como a momentos de descontração e lazer”.