Notícias

Araçatuba sedia encontro regional com gestores municipais para articulação cultural

Publicado em 26 de Agosto de 2025 às 18:13 Araçatuba sedia encontro regional com gestores municipais para articulação cultural

Araçatuba sediou, nesta terça-feira (26), a 1ª Teia Territorial de Cultura, reunindo gestores culturais de 13 municípios da região. O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação, compartilhar diagnósticos, trocar experiências e promover estratégias para o avanço das políticas públicas do setor.

 

Realizado na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, o evento foi organizado pela agente territorial de cultura, Eliandra Barreto, e colaboração de Wagner Barreto, do Centro Cultural Obadará Africanidade, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Conforme Eliandra, durante a reunião foram destacados assuntos referentes aos conselhos, planos e fundos municipais de cultura, participação dos municípios na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), equipamentos culturais, orçamento e o papel das gestões públicas no fortalecimento do setor.

 

APRESENTAÇÕES

Ao longo da manhã, houve apresentações do Programa dos Agentes Territoriais de Cultura; do CultSP Pro -- programa do Governo de São Paulo; do Comitê de Cultura de Marília (SP); e dos programas e recursos oferecidos para os municípios pela Associação Paulista Amigos da Arte (APAA).

 

Além de Araçatuba, participaram representantes de Auriflama, Santo Antônio do Aracanguá, General Salgado, Guzolândia, Moções, Magda, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Rubiácea, Bento de Abreu, Gastão Vidigal e Guararapes. Também esteve presente o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba, Pedro Borges.

 

FORTALECIMENTO CULTURAL

A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, participou do encontro e destacou que a iniciativa representa um passo importante para a criação de uma rede de compartilhamento entre os municípios, em prol do fortalecimento da cultura local e regional.

 

“Esse intercâmbio foi importante para entendermos as potencialidades de cada uma das cidades, mas também os desafios que cada gestor de cultura enfrenta em seus municípios, visando construir uma identidade e nos fortalecermos enquanto região”, afirmou.

 

TEIA TERRITORIAL

A Teia Territorial de Cultura faz parte de um movimento nacional que busca estimular a cooperação entre os municípios e o alinhamento com as políticas culturais estaduais e federais, fortalecendo a participação social e a construção de agendas conjuntas para o setor.

 

Já os agentes territoriais de cultura são pessoas selecionadas por editais do Ministério da Cultura para atuar como articuladores e mobilizadores culturais na comunidade em que vivem. Eles têm como objetivo promover o desenvolvimento cultural e econômico local.

Fique por dentro cadastre-se e receba nossas novidades diretamente em seu email
Fale Conosco: (18) 3637- 3736
Parcerias:
R. Anita Garibaldi, 75 - Centro Política de Privacidade Global Websites