Saúde acredita em queda nas internações em Araçatuba

A Secretaria de Saúde de Araçatuba espera que nos próximos dias ocorra queda no número de internações de pacientes da cidade com sintomas de covid-19, principalmente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde a ocupação subiu bastante nos últimos dias.

Em live realizada na tarde desta segunda-feira (20), a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, explicou que essa elevação pode ser reflexo do aumento no número de casos no início de julho.

Durante a live, ela informou que a Santa Casa de Araçatuba, que atende 40 municípios da região, tinha 67 pacientes internados. Desses, 27 estavam na UTI, dos quais 22 são de Araçatuba. Já na enfermaria, dos 40 leitos ocupados, 38 eram de pacientes da cidade.

Com relação ao Hospital Unimed Araçatuba, havia 11 pacientes em tratamento na UTI, oito deles de Araçatuba, e outros 19 na enfermaria, 13 de Araçatuba.


Santa Casa


Com relação à Santa Casa, que é o principal hospital da cidade, o atendimento na pandemia foi iniciado com nove leitos de UTI, foram implantados mais dez, o número de vagas foi aumentado novamente e hoje 27 leitos estavam ocupados por pacientes com sintomas de covid-19.

Segundo Carmem, o hospital ainda tem sete respiradores para atender a demanda, caso ela aumente. Entretanto, ela espera que isso não seja necessário, já que nos últimos dias da semana passada o número de novos casos positivos da doença teve uma ligeira queda.  

De acordo com a secretária, como houve aumento nos casos no início de julho e leva cerca de dez dias para os sintomas se agravarem, ocorre esse reflexo nas internações.

Como há uma leve tendência de queda nos casos nos últimos dias, ela espera que as internações também diminuam, o que também vai depender da população seguir o distanciamento social.


Desaceleração


Os boletins divulgados tanto pela Santa Casa quanto pelo Hospital Unimed no final da tarde já trazem números inferiores de internações do que os apresentados pela Secretaria de Saúde de Araçatuba.

Com relação à Santa Casa, no final da tarde havia 64 e não 67 pacientes internados. Desses, 38 estão com covid-19, 14 deles na UTI.

O hospital comunicou a morte de um homem de 64 anos, de Nova Castilho, que havia sido internado no dia 9, já com diagnóstico positivo de covid-19. Ele morreu às 7h06 desta segunda-feira.

Também foi comunicada a morte de um homem de 70 anos, de Araçatuba. Esse havia sido internado dia 6, também estava com coronavírus e morreu às 22h07 de domingo (19). Esse óbito já consta no boletim da Vigilância Epidemiológica desta segunda-feira.


Unimed

 

No domingo, o Hospital Unimed informou que havia 30 pacientes com sintomas da doença internados, 11 deles na UTI. Nesta segunda-feira, o número de internações caiu para 24, mais subiu para 12 o número de pacientes em tratamento na UTI.

Do total de internados, 20 estão com o diagnóstico confirmado para coronavírus. Dos 13 que estão na UTI, 12 tem covid-19 e 11 estão intubados e mantidos em ventilação mecânica.   

 

Fonte: Hoje Mais