Região de Araçatuba vai receber mais 14 respiradores do Estado

A região de Araçatuba, que está na Fase 1 ou Fase Vermelha do Plano São Paulo, receberá mais 14 respiradores do governo do Estado.

O anúncio foi feito no início da tarde pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, durante pronunciamento do Palácio dos Bandeirantes.

Dos 14 equipamentos que serão destinados à região, cinco serão para a Santa Casa de Araçatuba, cinco para a Santa Casa de Birigui, três para o Hospital de Campanha de Penápolis e um para a Santa Casa de Pereira Barreto.

Ainda de acordo com o secretário, ao todo serão distribuídos 179 respiradores para hospitais de 45 cidades localizadas no interior e na Grande São Paulo. O objetivo é permitir a abertura de novos leitos de UTI e garantir o atendimento a casos graves provocados pelo novo coronavírus.

"O total de respiradores colocados nos municípios no Estado de São Paulo já supera os 2.500, o que possibilitou mais do que dobrar a nossa capacidade hospitalar de leitos de UTI", afirmou.

Reforço

O secretário executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, informou que São Paulo já recebeu 3.345 respiradores, parte deles por meio de doação.

A distribuição é feita de forma técnica, para locais com maior demanda de internações por covid-19 e estrutura para novos leitos, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

Para enfrentamento à pandemia, o Estado dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS (Sistema Único de Saúde), ultrapassando 8 mil leitos do tipo. A chegada de mais respiradores ampliará ainda mais essa expansão.

 

Fonte: Hojemais