Casos positivos de covid-19 crescem 163% em Araçatuba em junho

Os casos positivos de coronavírus em Araçatuba (SP) tiveram aumento de 163% no mês de junho, de acordo com o levantamento feito pelo Hojemais Araçatuba com base nos boletins epidemiológicos divulgados desde o dia 1.º até está segunda-feira (22).

O aumento foi ainda maior a partir do 15, coincidentemente duas semanas após a reabertura do comércio em horário reduzido, de acordo com o Plano São Paulo.

Em 1.º de junho, Araçatuba registrava 162 casos positivos de covid-19 e no dia 14, esse número subiu para 261, aumento de 61%.

A partir daí, houve uma explosão nos números, saltando para 386 na sexta-feira (19), ou seja, de segunda a sexta-feira foram 125 casos positivos confirmados, ou média de 25 por dia.

Nesta segunda-feira, Araçatuba chega a 427 casos positivos da doença, aumento de 63% em comparação ao dia 14.


Notificações


Assim como os casos positivos, as notificações de casos suspeitos de coronavírus na cidade mais que dobrou. No início de junho a Vigilância Epidemiológica registrava 670 notificações, número que saltou para 1.420 nesta segunda-feira, aumento de 111%.

As mortes de pacientes que contraíram covid-19 também mais que dobraram neste mês. Desde o início da pandemia até o final de maio, eram 6 mortes. Nesta segunda-feira, são 14, aumento de 133%.

Um dado que chama a atenção é que os casos negativos não cresceram na mesma proporção que os positivos. Em 1.º de junho, Araçatuba tinha 400 casos negativos e nesta segunda-feira, são 652, crescimento de 63% em 22 dias.

Como comparativo, no início do mês os casos positivos representavam 28,8% do total de casos notificados. Nesta segunda-feira, eles somam 39,7%.


Aguardam exames


Com o aumento das notificações de casos suspeitos durante o mês, consequentemente cresceu a fila de espera por exames.

Em 1.º de junho, 40 pessoas com sintomas de covid-19 que tiveram material coletado para exame aguardavam o diagnóstico. Nesta segunda, são 273 pessoas na fila.

Além disso, no início do mês havia 90 pessoas com sintomas da em monitoramento domiciliar, número que saltou para 463 nesta segunda-feira.


Internações


Em 1.º de junho havia 18 pacientes de Araçatuba internados para tratamento com sintomas de covid-19 nos hospitais da cidade e hoje são 36, ou seja, o dobro.

No início do mês, cinco pacientes estavam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), três deles mantidos em ventilação mecânica. Nesta segunda, há 20 na UTI, quatro vezes mais, dos quais, dez deles mantidos em ventilação mecânica ou duas vezes mais.

 

Fonte: Hoje Mais