Araçatuba confirma 30 casos de covid-19 em 24 horas

Araçatuba (SP) ultrapassou a marca dos 300 casos positivos de covid-19, com os 35 novos casos que foram confirmados por resultados de exames divulgados entre as 16h de segunda e as 16h desta terça-feira (16).

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Araçatuba agora tem 301 casos positivos e 112 pacientes aguardam resultado de exame.

Desde o início da pandemia, 1.085 pacientes que procuraram os serviços de saúde com sintomas da doença foram notificados para a Vigilância Epidemiológica Municipal. Desses, 1.017 tiveram material coletado para exame, sendo que 604 apresentaram resultado negativo.

Positivos

Em live transmitida direto da Prefeitura a partir das 17h, a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, chamou a atenção para o fato de grande parte dos resultados de exame estar confirmando a doença, o que não acontecia há algum tempo atrás.

Como comparativo, ela explicou que entre segunda e terça-feira, foram recebidos os resultados de 33 exames, sendo 30 positivos e apenas três negativos.

Várias vezes o Hojemais Araçatuba publicou matérias informando que em média, os casos positivos representavam 25% dos pacientes que faziam exame, ou seja, um quarto dos casos.

Hoje, esse índice subiu para 33%, ou seja, um terço do total de pessoas que tem resultado de exame divulgado está com covid-19.

Tratamento

Nesta terça-feira, 23 pacientes de Araçatuba com sintomas de covid-19 permanecem internados em tratamento, dos quais, 12 estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Desses, nove estão em ventilação mecânica.

Além disso, outras 253 pessoas que procuraram atendimento e tiveram material coletado para exame estão em tratamento domiciliar, sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica.

Desde o início da pandemia, nove pessoas da cidade que contraíram coronavírus morreram e há quatro óbitos suspeitos em investigação.

Ao todo, 151 pessoas que tiveram diagnóstico positivo são consideradas curadas.

 

Fonte: Hojemais