Santas Casas de Araçatuba e Birigui recebem 15 novos respiradores

As Santas Casas de Araçatuba e Birigui receberam nesta semana 15 novos respiradores para tratamento de pacientes contaminados pelo coronavírus em estado grave.

O número está dentro dos 25 respiradores enviados pelo governo estadual para hospitais filantrópicos do estado de São Paulo. A Santa Casa de Araçatuba foi uma das beneficiadas e conta agora com 10 novos respiradores, que se juntam aos 47 já existentes no local, conforme a última informação divulgada pela assessoria do hospital, no começo de maio.

Já a Santa Casa de Birigui recebeu 5 respiradores que serão utilizados para a criação de novos leitos de UTI no município.

Os demais 10 respiradores destinados a hospitais filantrópicos foram enviados para Presidente Prudente, cidade que teve um grande crescimento no número de casos, fato que fez com que o município recuasse da fase 3 para a fase 1 do Plano São Paulo de reabertura da economia.

Ao todo, o Governo do Estado enviou 99 novos respiradores para 8 cidades do interior com o objetivo de ampliação das UTIs locais. Segundo nota enviada pelo governo, a decisão sobre os municípios que receberam os equipamentos foi técnica e feita para locais onde há maior demanda nos atendimentos e internações por covid-19.

Foram 36 respiradores enviados para a região de Bauru, sendo que 17 deles serão utilizados no hospital estadual daquela cidade, outros 14 no Hospital das Clínicas de Botucatu, e outros 5 foram destinados à prefeitura de Jaú.

Outros 38 aparelhos foram enviados para a região de Ribeirão Preto. Destes, 28 serão utilizados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e outros 10 que serão utilizados na rede municipal de saúde de Franca.

O Governador João Doria já havia anunciado a entrega, nesta semana, do total de 830 novos respiradores para hospitais públicos. “Cada respirador entregue significa um novo leito de UTI aberto na rede pública, seja municipal ou estadual”, disse Doria.

“Não há ninguém sem atendimento, nem ficará. Todo o sistema de saúde do Estado de São Paulo está absolutamente sob controle desde o início desta pandemia, uma medida positiva que tem nos permitido controlar a pandemia de forma correta e dentro dos protocolos da saúde”, completou o Governador.

Morte

Araçatuba teve confirmada na última sexta-feira a nona morte de paciente com diagnóstico de covid-19. Foi a primeira registrada no Hospital da Unimed.

Trata-se de uma mulher de 92 anos, que estava intubada e em ventilação mecânica e que teve o óbito confirmado na madrugada de ontem.

Araçatuba conta com 259 casos positivos da doença, e 25 internações, sendo 15 na Santa Casa e 10 no Hospital da Unimed.

Dentre os internados na Santa Casa, 7 estão na enfermaria, 3 em UTI e 5 em UTI e utilizando ventilação mecânica. Já na Unimed são 5 internados na enfermaria, 1 em UTI e 4 em UTI com ventilação mecânica.

De acordo com boletim divulgado pela saúde de Araçatuba, 149 pacientes já estão curados da doença.

 

Fonte: O Liberal