Exames descartam duas mortes por covid-19 de pacientes de Araçatuba

Os resultados dos exames feitos em materiais coletados de pacientes que morreram nos últimos dias em Araçatuba (SP) com sintomas de covid-19 descartaram que eles tivessem contraído a doença. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Agora, o município trata apenas uma morte ainda como suspeita para coronavírus, a de uma mulher de 90 anos. Ela morreu na sexta-feira (29) na Santa Casa de Araçatuba, que ainda aguarda resultado de exame.

Um dos casos que foi descartado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica foi a morte de um homem de 79 anos, que também morreu na sexta-feira.

O óbito se deu quando ele estava internado na Santa Casa e o resultado do exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, e comunicado ao hospital nesta quinta-feira.

O outro paciente é um homem de 58 anos, que morreu no sábado (30), no pronto-socorro municipal, e que também teve o diagnóstico negativo para coronavírus.

Até esta quinta-feira, são sete mortes de pacientes de Araçatuba com diagnóstico positivo para covid-19.

Casos

Atualmente, a cidade tem 181 casos positivos de covid-19 confirmados pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Subiu para 755 as notificações de casos suspeitos, dos quais, 687 pacientes tiveram material para exame coletado.

Desse total, além dos 181 casos positivos, 427 tiveram diagnóstico negativo, mas 79 ainda aguardam resultado de exame.

Tratamento

O boletim da Secretaria de Saúde informa que há 21 moradores em Araçatuba internados em tratamento com sintomas da doença, sendo 14 em área de isolamento e sete na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Treze desses pacientes estão na Santa Casa e os outros oito no Hospital Unimed. Há ainda 147 pessoas em tratamento domiciliar, acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica, entre os casos notificados como suspeito.

Continua em 107 a quantidade de pacientes que contraíram coronavírus que estão curados, o que corresponde a 59% dos 181 casos positivos confirmados até agora.

Internações

A Santa Casa de Araçatuba informou no boletim diário que tem 17 pacientes em tratamento com sintomas de covid-19 nesta quinta-feira. O hospital é referência em atendimento para 40 municípios da região.

Desse total, nove estão com o diagnóstico positivo para a doença, dos quais, quatro estão na UTI-Covid.

Também está na UTI, um paciente que aguarda resultado de exame. Outros sete pacientes que esperam o diagnóstico estão em tratamento, ocupando leitos do Isolamento.

A Santa Casa dispõe de 42 destinados ao atendimento de casos suspeitos e positivos de coronavírus e a taxa de ocupação desses leitos hoje é de 47,61%.

 

Fonte: Hojemais