‘Retomada consciente’ terá início em 1º de junho

O governador João Doria (PSDB) confirmou em coletiva no início da tarde desta quarta-feira (27), que terá início na próxima segunda-feira (1), uma nova fase da quarentena contra a proliferação do coronavírus no Estado de São Paulo.

De acordo com ele, a nova fase, denominada “retomada consciente” , será estendida até 15 de junho, permitindo em alguns locais em algumas áreas, a retomada gradual e segura de atividades.

“Quero alertar, no entanto, que a retomada consciente parte do princípio da colaboração de todos e da ajuda conjunta. Faz parte também do princípio, que nós estaremos monitorando o dia a dia, a evolução do processo, e o respeito à ciência e à medicina. Se tivermos que dar um passo atrás, se tivemos que retomar as medidas que agora estaremos flexibilizando gradual e parcialmente de forma heterogênea, não hesitaremos em fazendo para proteger vidas” , declarou.

Colaboração

Doria acrescentou que com medidas certas e bem praticadas, a atitude responsável de cada pessoa será fundamental nessa etapa.

“Procure respeitar a orientação correta do governo do Estado de São Paulo, do governo da sua cidade, da ciência e da medicina. A nova fase do plano São Paulo não é um relaxamento aos cuidados à vigilância e à proteção da vida, mas um monitoramento, um ajuste fino voltado para as realidades regionais” , alertou.

O governador afirmou que hoje há dados técnicos que permitem esta gradual e segura retomada, que será possível somente nas cidades que tiveram redução consistente do número de casos e disponibilidade de leitos nos hospitais públicos e privados.

Também será preciso obedecer o distanciamento social nos ambientes públicos e fazer o uso obrigatório de máscaras.

“Não vamos abrir mão de proteger os brasileiros de São Paulo, não vamos abrir mão de salvar vidas, mas vamos garantir tratamento correto e justo para que a retomada consciente seja bem sucedida em todo o Estado de São Paulo” , disse.

 

Fonte: Hoje Mais