Testes rápidos ajudam a diagnosticar casos de Covid-19 em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba (SP) conta com mais uma alternativa para auxiliar na identificação de casos positivos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu 5 mil testes rápidos do Ministério da Saúde.

Eles começaram a ser aplicados na sexta-feira (15) e são destinados a profissionais de Saúde, da força civil e de salvamento, idosos, doentes crônicos e pessoas que tiveram contato com casos positivos da doença.

Entretanto, a secretaria explica que somente pacientes que apresentam sintomas respiratórios provocados pela Covid-19 é que serão submetidos aos testes.

Na sexta-feira, o boletim epidemiológico confirmou seis casos positivos de coronavírus na cidade, desses, quatro foram diagnosticados pelos testes rápidos e dois por exames feitos por laboratório particular.

Casos

Nesta terça-feira (19), Araçatuba contabiliza 109 casos positivos de Covid-19. Até então, a Vigilância Epidemiológica Municipal foi notificada de 495 casos suspeitos da doença, com 275 casos negativos.

Do total de notificações, 68 casos foram descartados por não atenderem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde para a doença. São 25 notificações a mais do que havia sido registrado até as 16h de segunda-feira.

Exames

Como apenas sete resultados de exames foram divulgados nas últimas 24 horas, subiu de 25 para 43 a quantidade de pessoas que tiveram material coletado e aguardam diagnóstico.

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que 20 pessoas que tiveram o diagnóstico de Covid-19 confirmados estão em tratamento. Dessas, 12 estão internadas.

Continua em 85 o número de pacientes curados e quatro pessoas que contraíram a doença morreram até agora. Não há mortes suspeitas em investigação em Araçatuba no momento.

 

Fonte: Hoje Mais