Bebê de 8 meses de Araçatuba está com coronavírus

Uma menina de 8 meses teve o diagnóstico confirmado para covid-19 em Araçatuba (SP). A doença, que é provocada pelo coronavírus, já contaminou 96 moradores na cidade, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde.

A bebê, que entrou na relação dos casos positivos como a 95.ª pessoa contaminada, é o paciente de menor idade a ter o diagnóstico confirmado para a doença. Até então, a única criança de Araçatuba a testar positivo para coronavírus era um menino de 1 ano, que aparece como o caso de número 70, e que já está curado.

No caso da menina, ela aparece na relação como estando em tratamento, mas não há informações se está hospitalizada. A assessoria de imprensa da Santa Casa e do Hospital Unimed informaram não ter pacientes nessa idade em tratamento em suas unidades por coronavírus. 

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico, até as 16h desta quinta-feira, 442 casos suspeitos de covid-19 foram notificados ao Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal, dos quais, 68 foram descartados por não atenderem aos critérios para a doença, definidos pelo Ministério da Saúde.

Os outros 374 pacientes tiveram material coletado para exame. Além dos 96 que tiveram o diagnóstico positivo, outros 255 exames deram resultado negativo e 23 pacientes aguardam o diagnóstico.

Internados

Araçatuba tem nesta quinta-feira, nove pacientes internados para tratamento após procurarem atendimento com sintomas de covid-19. Destes, quatro estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais, dois são mantidos em ventilação mecânica.

O município informa que há 30 pacientes que apresentaram sintomas da doença em acompanhamento domiciliar e, dos casos positivos, 85 estão curados, o que corresponde a 88,5%.

Quatro pessoas de Araçatuba que contraíram covid-19 morreram. Todos estavam internados na Santa Casa e tinham mais de 70 anos de idade.

 

Fonte: Hojemais