17 pacientes aguardam resultado de exame de covid-19 em Araçatuba

Caiu para 17 o número de pacientes de Araçatuba (SP) que aguardam resultado de exame em material coletado após suspeita de contaminação pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Esse é o menor número registrado desde que houve o acúmulo gerado pela grande demanda para o Instituto Adolfo Lutz.

Em 3 de abril, quando a Prefeitura anunciou o contrato com o Laboratório São Paulo para a realização de exames particulares, havia 81 casos notificados à Vigilância Epidemiológica em Araçatuba por suspeita de covid-19, aguardando o resultado de exame.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (11), até às 16h foram notificados 416 casos suspeitos. Desses, 68 foram descartados por não atenderem aos critérios do Ministério da Saúde para covid-19. Assim, 348 pacientes tiveram material coletado para exame até agora.

Queda

Um dos motivos que possibilitou a redução na fila de espera por diagnóstico de material coletado foi a queda na quantidade de notificações nos últimos dias.

Na última sexta-feira (8), havia 411 casos notificados por suspeita de coronavírus entre pacientes de Araçatuba, ou seja, até esta segunda-feira, o aumento foi de apenas cinco casos. No mesmo período, foram divulgados os resultados dos exames de 26 pacientes.

Desse total, apenas três deram positivo, elevando de 81 para 84 os casos confirmados de covid-19 em Araçatuba entre sexta-feira esta segunda, aumento de 3,7%. Já os casos negativos saltaram de 219 para 247, crescimento de 12,7%.

Apesar desses resultados, o percentual de casos confirmados de coronavírus entre os pacientes já diagnosticados permanece em 25,3%, ou seja, a cada quatro pacientes que fazem o exame, um está com covid-19 na cidade.

Araçatuba tem seis pacientes internados com diagnóstico positivo para coronavírus nesta segunda-feira e até agora, três pessoas morreram com a doença.

 

Fonte: Hojemais