Araçatuba encerra mês com a menor evolução em número de casos de coronavírus

 

Araçatuba chega hoje ao final de abril com a menor evolução no número de casos de coronavírus no intervalo de uma semana desde quando começou a epidemia.

De acordo com dados divulgados ontem pela Vigilância Epidemiológica do Município, a cidade tem, atualmente, 55 casos confirmados da doença. Uma semana antes, o número estava em 45, ou seja, houve crescimento de 22,2% em sete dias.

Em 15 de abril, o total de pacientes com a covid-19 chegava a 30. Isso significa que, daquela data até o último dia 22, o montante subiu 50%.

Já no último dia 8, o município tinha 13 pessoas que receberam teste positivo para o vírus chinês. Dessa forma, entre aquele dia e 15 de abril, foi registrada uma alta de 130%.

No dia 1º, quando foram confirmados os primeiros casos, havia apenas duas pessoas contaminadas na cidade, o que permite concluir ter havido uma disparada de 550% araçatubenses infectados somente na primeira semana do mês.

A desaceleração no crescimento de confirmações, por um lado, tem feito aumentar a pressão de diversos setores da atividade comercial pela retomada do atendimento.

Ontem, em nota, a administração municipal informou que cumprirá decisão judicial que suspendeu decreto publicado na semana passada pelo prefeito Dilador Borges (PSDB) que liberou parte do comércio.

Por outro lado, tem levado parte da população a desrespeitar a determinação do isolamento social, com a quarentena decretada pelo governador João Doria (PSDB).

Conforme boletim atualizado nessa quarta-feira pelo governo estadual, a taxa de isolamento em Araçatuba está em 40%, bem distante da meta do Palácio dos Bandeirantes para os 645 municípios paulistas, que é de 70%. Nesse quesito, o índice mais próximo do estabelecido é do município de São Sebastião, com 64%.

A diminuição do ritmo de crescimento dos casos de coronavírus na maior cidade da região tem colocado esse território, composto por 43 municípios, em uma posição menos aterrorizante no que diz respeito à covid-19. Segundo matéria publicada por O LIBERAL REGIONAL na semana passada, região foi a que menos registrou morte no Estado por causa da covid-19. Ao todo, foram cinco – duas em Araçatuba e Mirandópolis e uma Penápolis.

NÚMEROS LOCAIS

Além dos 55 casos confirmados, desde quando começou a pandemia, Araçatuba já testou 174 casos negativos para a doença.

No momento, há 50 pacientes à espera do resultado de exames, que são feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, e pelo Laboratório São Paulo, em Araçatuba.

Hoje, nove pessoas estão internadas em hospitais locais. De 1º de abril até a última sexta-feira, foi concedida alta hospitalar para 29 internações.

 

Fonte: O Liberal