Hospital de Araçatuba prepara estrutura para tratamento de covid-19

O Hospital Central, localizado no centro de Araçatuba, ainda não possui pacientes internados por covid-19, mas já preparou estrutura para receber pessoas acometidas pela doença durante a pandemia. Sob nova direção, o local conta com leitos de isolamento e está preparando sua nova UTI para o atendimento de casos de coronavírus.

De acordo com um dos diretores do hospital, Edgar Antônio dos Santos, o Hospital Central está modernizando o seu atendimento a partir de agora.“Estamos com uma equipe nobre, contamos com os melhores médicos no nosso grupo”, contou o diretor, que afirmou contar com 50 colaboradores no local atualmente entre médicos, enfermeiros e demais funcionários. Além de Edgar, que é advogado, o médico João Andorfato também é diretor do local.

A unidade de saúde conta atualmente com 3 leitos de isolamento prontos para receber pacientes acometidos pela covid-19. São 4 respiradores no local, sendo dois disponíveis para salas de cirurgia e outros dois para o atendimento de pacientes com síndromes respiratórias.

Segundo a enfermeira intensivista Sandra Unger, os pacientes que adentram ao pronto-socorro do hospital com sintomas de problemas respiratório são levados para a triagem e atendidos por um profissional devidamente equipado.

O pronto-socorro possui proteção ao balcão realizada por uma fita, para que os pacientes evitem aproximação com o atendente. Nas cadeiras, há demarcação de quais não podem ser utilizadas, com objetivo de manter o distanciamento entre os pacientes.

A nova UTI do local, localizada no segundo andar do hospital, deve entrar em funcionamento em até 30 dias e terá capacidade para até 4 pacientes.

Unidade terá ala oncológica

No segundo andar, além de cirurgias e alas de internação, a direção do hospital prepara uma ala especializada para atendimento de pacientes com câncer. 

No mesmo local também há o serviço de odontologia própria do hospital, que atende em média 50 pacientes por semana.

Fonte: O Liberal