Voluntários se unem para amenizar efeitos da pandemia em Araçatuba

Voluntários de diferentes ramos de atuação se uniram para amenizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, em Araçatuba.

O movimento intitulado “Juntos por Araçatuba” está criando uma rede com oferta de serviços ou produtos pré-cadastrados para ajudar o município em ações pontuais neste momento de crise. O objetivo é engajar a sociedade a se voluntariar.

Para isso, foram formados vários núcleos de trabalho, como o de voluntários, comunicação, tecnologia da informação, saúde pública, recursos e logística, assistência social e recursos financeiros. Também foram criados grupos de orientações jurídica, científica e de relacionamento com o poder público (de onde virão as demandas).

Até o momento cerca de 60 pessoas estão envolvidas com o projeto, que está aberto para o cadastro de novos voluntários. A ideia é que esse número cresça exponencialmente. O poder público e a Uecar (União das Entidades de Classe) também contribuem com a iniciativa.

Como se voluntariar

Qualquer pessoa pode participar do grupo, escolhendo, inclusive, a área que pretende atuar. Se a pessoa simplesmente quiser doar algumas horas de trabalho, por exemplo, também é possível, pois o núcleo de voluntários irá organizar as atividades a serem desenvolvidas conforme a demanda.

Os trabalhos serão desenvolvidos em duas frentes principais, visando atingir pessoas e a comunidade. “Pessoas no sentido de tentar não deixar faltar comida e nem remédio para quem estiver em situação de necessidade. Para a comunidade em si, vamos usar o poder público como link com a sociedade”, explica o médico oftamologista Fabrício Teno Castilho Braga, um dos idealizadores do projeto.

Será principalmente para a comunidade que essa rede de produtos e serviços irá atuar. “A Secretaria de Saúde traz para a gente, por exemplo, que em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) falta determinado serviço. Vamos recorrer a essa rede de pré-cadastrados para tentar suprir essa dificuldade pontual do poder público.”

Doações

As ações já tiveram início. Nesta semana, a Uecar, com a ajuda de alguns empresários e colaboradores, doou para a Santa Casa de Araçatuba mil máscaras especiais e um equipamento de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para atender as necessidades urgentes em combate à covid-19.

Na semana passada, a Ultra Tintas doou duas latas de esmalte sintético para as obras no Hospital da Mulher, local que está sendo preparado para atender casos de menor complexidade do novo coronavírus.

 

Fonte: Hoje Mais