Prefeitura de Araçatuba contrata laboratório para agilizar exames de Covid-19

A Prefeitura de Araçatuba contratou o Laboratório São Paulo Análises Clínicas LTDA. para fazer testes que identifiquem o coronavírus.

A contratação foi direta, sem licitação, com base na lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993, que autoriza a dispensa de processo licitatório em casos de emergência ou de calamidade pública.

Com os serviços prestados pelo Laboratório São Paulo, a expectativa é de que os resultados sejam liberados em até seis dias. A intenção é que se tenha maior rapidez na detecção dos casos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram adquiridos 380 testes PCR pelo valor de R$ 230 cada. Serão priorizados os pacientes que se encontram entre o terceiro ao quinto dia de manifestação dos sintomas em estado crítico, internados e profissionais da saúde. A coleta é realizada pelos hospitais e também por equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) capacitadas para fazer a coleta do material.

De agora em diante, todos os materiais coletados em casos de suspeita de coronavírus em Araçatuba serão encaminhados ao Laboratório São Paulo. O Instituto Adolfo Lutz receberá, de Araçatuba, apenas materiais relacionados aos casos suspeitos de Influenza.