Prefeitura lança canais gratuitos de orientações e triagem sobre coronavírus em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba lançará duas novas plataformas de comunicação entre a população e o poder público, com objetivo de prestar informações, dados atualizados e até mesmo direcionar casos de urgência para atendimento de pessoas com sintomas do novo coronavírus.

A plataforma “Alô Saúde” é a Central de Apoio à Saúde da Prefeitura de Araçatuba, que estará em funcionamento a partir de sexta-feira (27). Ao ligar para o número 0800 770 5816, a pessoa será direcionada a escolher entre 3 opções: disque 1 – para caso de sintomas como tosse, coriza ou febre; disque 2 – para mais informações sobre o novo coronavírus; disque 3 – para consultar o endereço da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

A partir da escolha do número, a pessoa é direcionada a outras informações, como forma de identificar a necessidade do cidadão. Exemplo: ao discar 1, a pessoa deverá informar se tem mais de 60 anos ou não.

Depois disso, a ligação segue com a identificação dos sintomas e, em caso de dificuldade para respirar e febre, a chamada é transferida a um atendente, que fará a triagem e encaminhará ao SAMU.

O atendimento via 0800 ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h. A ligação é gratuita.

SITE

Através do link https://aracatuba.sp.gov.br/coronavirus/ , é possível consultar informações oficiais sobre a situação do novo coronavírus em Araçatuba e uma aba com perguntas e respostas sobre a doença. O site já está em funcionamento.

SERVIÇOS:

Alô Saúde Araçatuba – 0800 770 5816 – canal gratuito de orientações e triagem sobre a COVID-19.
www.aracatuba.sp.gov.br/coronavirus – site da Prefeitura com tudo sobre o coronavírus no município.
AtaZap – 18 99812-1564: WhatsApp da Prefeitura com informações da pandemia e utilidade pública.