Araçatuba inaugura a Casa da Mulher Paulista

Publicado em 20 de Março de 2024 às 17:02 Araçatuba inaugura a Casa da Mulher Paulista

Araçatuba recebeu, nesta quarta-feira (20), um novo espaço dedicado ao apoio e acolhimento das mulheres. A inauguração da Casa da Mulher Paulista contou com a presença da secretária de Estado de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes. Ela foi recepcionada pelo prefeito Dilador Borges; pela vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor; e pela secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira.

A Casa da Mulher Paulista, que fica na rua Junqueira Freire, 380, no Bairro Paraíso, é um equipamento direcionado à proteção, acolhimento, capacitação e orientação das mulheres em direção ao mercado de trabalho. Além disso, o espaço oferece suporte jurídico e psicológico para promover a recuperação da autonomia e confiança das mulheres em situação de violência.

Durante o evento, a secretária Sonaira Fernandes destacou a relevância do novo serviço. "Este é um espaço que visa dar voz e vez às mulheres que enfrentam situações de violência e vulnerabilidade. Aqui, elas encontrarão não só acolhimento, mas também oportunidades para se fortalecerem e reconstruírem suas vidas."

O novo equipamento de assistência social é fruto de um investimento conjunto Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais e da Prefeitura de Araçatuba.  O investimento é de R$ 1.057.255,66, sendo R$ 765.000,00 do Governo do Estado e contrapartida de R$ 292.255,66 do município. O custeio do equipamento será em torno de R$ R$ 350.000,00

Esta inauguração é parte integrante da campanha do mês da mulher "São Paulo por Todas", promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. A casa representa um avanço significativo para a cidade, que em 2023, por meio da Assistência Social, atendeu 1.246 mulheres vítimas de violência, com uma média de 104 mulheres por mês. Dessas, 111 receberam acompanhamento e 79 foram reinseridas no mercado de trabalho.

O prefeito Dilador Borges também ressaltou a importância da inauguração: "Estamos muito felizes em inaugurar a Casa da Mulher Paulista em Araçatuba. Este é um marco para nossa cidade e um compromisso com a proteção e o empoderamento das mulheres. Este espaço representa um passo significativo em direção a uma comunidade mais justa e igualitária."

Por sua vez, a vice-prefeita Edna Flor destacou o trabalho conjunto entre governo estadual e municipal. "A inauguração da Casa da Mulher é fruto de um esforço conjunto entre o Estado e o município. Aqui em Araçatuba, estamos comprometidos em oferecer apoio e recursos para as mulheres em situação de vulnerabilidade. Este espaço é um reflexo desse compromisso."

A secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira, ressaltou a importância deste novo equipamento. "A Casa da Mulher Paulista é um marco para Araçatuba, pois oferecerá às mulheres um ambiente seguro e acolhedor, onde poderão buscar apoio e orientação para reconstruir suas vidas após situações de violência."