Sex, 24/01
Fique Sabendo
14/02/2013

Bolsa Família: famílias devem atualizar dados até dia 28

A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do Programa Bolsa Família (PBF), que atende famílias brasileiras em situação de extrema pobreza e pobres. Para garantir a boa gestão do PBF e do Cadastro Único, qualquer alteração, como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal.

E é por isso que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza todos os anos a revisão cadastral. Embora mais de um milhão de famílias já tenham atualizado o cadastro, há 434.556 famílias que estão com os benefícios bloqueados em todo o país porque não atualizaram suas informações até 18 de janeiro de 2013. Essas famílias têm até 28 de fevereiro para fazer a atualização, ou o benefício será cancelado a partir de março.

Para evitar o cancelamento deste benefício, o responsável pela Unidade Familiar, ou seja, o titular do cartão de saque, deverá procurar um posto de atendimento do Programa ou do Cadastro Único e atualizar os dados. Após a atualização, a família voltará a receber o benefício normalmente a partir do mês de março.

Se a família já tiver feito a atualização após 18 de janeiro de 2013, ela não precisa fazer mais nada, e voltará a receber o benefício normalmente a partir de março, inclusive a parcela que foi bloqueada em fevereiro.

Desde o início deste processo todas as famílias com cadastros desatualizados receberam avisos nos extratos bancários de pagamento sobre a importância da atualização.
A atualização cadastral é um dos requisitos para que a família seja habilitada ao PBF. Mesmo dentro dos critérios de elegibilidade, a família que estiver com os dados cadastrais desatualizados há mais de dois anos não será incluída no Programa.

EM ARAÇATUBA
De acordo com a secretária de Ação Social de Araçatuba, Marta Dourado, a administração vai trabalhar efetivamente para que todas as famílias beneficiadas atualizem seu cadastro até o dia 28 de fevereiro.

“Além dos meios de comunicação, vamos propor parcerias com a rede municipal de ensino, pois lá podemos ter acesso aos alunos beneficiários deste programa, que poderão levar a informação aos seus pais”, explicou.

A sede do Bolsa Família em Araçatuba fica no Terminal Rodoviário. Para mais informações o telefone da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) é o (18) 3636-1260.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
www.aracatuba.sp.gov.br